Pular para o conteúdo

5 sinais de que você pode ter contraído doenças venéreas

Olá! Me chamo Lucas Felipe Gomes e sou médico Urologista da cidade de Concórdia, Santa Catarina. Neste vídeo, vamos comentar sobre alguns aspectos que devem ser considerados caso o paciente suspeite que possa ter adquirido uma doença venérea ou também conhecida como doença sexualmente transmissível.

As doenças venéreas geram muita preocupação em nossos pacientes e essas preocupações são válidas. Elas geram muitos prejuízos na vida pessoal, porque conviver com uma preocupação dessas é uma coisa extremamente deletéria e gera muitas queixas, conflitos pessoais, muitas vezes impactando na qualidade de vida dos nossos pacientes.

Quando um paciente chega até nós considerando que possa ter contraído uma doença venérea, devemos sempre considerar o tempo de evolução dessa doença. Se o paciente relata para nós essa possibilidade, ele deve ter mantido uma relação sexual de maneira desprotegida em um tempo que seja compatível com o período de incubação desta doença. Caso o tempo seja muito longo e surja outra alteração no órgão genital, devemos considerar outras possibilidades de diagnóstico.

Se o paciente apresenta alguma queixa firme ou até mesmo uma suspeita muito grande que possa ter contraído uma doença sexualmente transmissível, duas coisas devemos sempre observar ou questionar: a presença de corrimento uretral ou até mesmo corrimentos vaginais no caso de mulheres e o surgimento de úlceras genitais, que são feridas na região dos órgãos genitais. Essas duas manifestações costumam ser as mais relacionadas com a presença de doenças sexualmente transmissíveis.

Outra coisa que devemos sempre questionar e avaliar através do exame físico é o surgimento de caroços ou linfonodos inguinais, porque determinadas doenças sexualmente transmissíveis costumam se manifestar justamente com o surgimento desses linfonodos. O surgimento disso pode nos fazer pensar em determinados tipos de doenças venéreas a fim de que possamos tratá-las adequadamente.

Uma vez que o paciente chega até nós e temos a suspeita de ser uma doença venérea, devemos, mesmo que não tenhamos ainda os exames confirmatórios, instituir o mais rapidamente possível o tratamento para esta doença, porque caso este paciente venha a perder o nosso acompanhamento ou não volte para a consulta médica, se ele já instituiu o tratamento apropriado, ele já interrompeu a cadeia de transmissão desta doença.

Portanto, mesmo que não tenhamos os exames confirmatórios na primeira consulta, já é fundamental que instituamos o tratamento adequado. Se o paciente depois retornar até nós, vamos ter a confirmação diagnóstica e através dessa confirmação diagnóstica, vamos verificar se aquele tratamento que instituímos antes foi apropriado ou não para este caso.

Se o tratamento foi apropriado, geralmente os sintomas, corrimento e úlceras genitais tendem a desaparecer espontaneamente. Se você suspeita que possa ter adquirido uma doença venérea, procure seu ginecologista ou seu urologista a fim de tratar adequadamente esta situação.

Espero ter ajudado e esclarecido algumas questões sobre as doenças venéreas. Agradeço pela atenção e até a próxima!

Fonte: Doenças venéreas: como suspeitar se pegou alguma delas por Toque de Urologista