Pular para o conteúdo

Menstruação e imunidade em mulheres atletas: entenda as alterações.


Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o Dr. Leonardo, um endocrinologista e nutrólogo. Hoje nós vamos continuar respondendo algumas perguntas, então vem comigo!
A Karina me fez a seguinte pergunta: “Doutor, eu já tive excesso de peso. Hoje em dia sou magra, virei atleta e estou a 4 meses sem menstruar. Estou preocupada com a minha imunidade, tive 3 episódios seguidos de gripe em tempos de coronavírus. O que fazer para melhorar a minha imunidade?”
Karina, que bom que você conseguiu vencer o excesso de peso e se tornar um atleta. Porém, essa situação de você estar magra e há quatro meses sem menstruar me leva a crer que talvez você esteja entrando em uma situação que chamamos de “Tríade da Mulher Atleta”.
O que é a “Tríade da Mulher Atleta”? É quando uma mulher deixa de menstruar devido ao excesso de atividade física e principalmente à baixa quantidade de energia ingerida. Isso leva a uma disfunção hipotalâmica, gerando uma diminuição dos pulsos de GnRH associada a uma baixa massa de gordura e uma diminuição da leptina, o que leva à anovulação e deficiência de um hormônio fundamental para mulher que é o estrogênio.
A deficiência de estrogênio é preocupante, pois aumenta o risco de osteoporose. Eu não sei a sua idade, pois você não me relatou, mas sabemos que as mulheres têm mais risco de ter osteoporose, principalmente depois que entram na menopausa. Isso pode ocorrer devido à falta desse hormônio. Em mulheres jovens, também propicia um maior risco de fraturas por estresse. E isso não é saudável para o seu corpo!
Nesse momento, eu acredito que o mais importante para você antes de pensar em qualquer suplemento é você buscar aumentar a sua ingesta calórica. Outra coisa muito importante que nós sabemos é que treinos muito intensos podem reduzir a imunidade. E você me relatou que teve três episódios seguidos de gripe. Isso me leva a crer que talvez você precise reduzir as intensidades do seu treino. É importante um atleta treinar sim, de maneira intensa, porém, é muito importante também dar algum tempo de recuperação.
No que tange à suplementação, diversos suplementos podem ajudar os atletas na questão imunológica. Estudos já mostraram que, por exemplo, a suplementação de glutamina pode diminuir os índices de infecções em atletas. A suplementação de whey protein também pode ser útil.
Outra coisa muito importante é você checar os seus níveis de vitaminas. Todo atleta com deficiência de algum tipo de vitaminas ou minerais pode levar à queda da imunidade, como por exemplo, deficiência da vitamina C, deficiência da vitamina D, deficiência de selênio, zinco e ferro. Isso não quer dizer que você precisa sair tomando um monte de suplementos sem necessidade, porém, se você tiver deficiência, acho fundamental que você supra essa deficiência.
Até porque, sobre a vitamina D, foi muito noticiado aí na mídia. Inclusive, os jornais da Itália até aqui no Brasil, os cientistas italianos estão sugerindo que a deficiência da vitamina D poderia piorar o processo do coronavírus. O que acontece é que o coronavírus se liga ao receptor da enzima chamada ECA2, para entrar dentro da célula e poder fazer a replicação. A vitamina D parece ser um modulador natural desse sistema, podendo ajudar no processo da gravidade dos sintomas.
Faço uma ressalva naqueles pacientes que têm deficiência de vitamina D, parece que a suplementação poderia ajudar. Então Karina, antes de qualquer suplemento, acho que mais importante é você aumentar sua ingesta calórica. Procure um profissional para te ajudar nesse processo. Cheque os níveis de vitaminas e minerais. Pode ser que implementar suplementos como glutamina e whey protein possam ajudar na imunidade do atleta. E logicamente, descanso também é fundamental.
Obrigado!
Fonte: Alterações da menstruação e da imunidade na mulher atleta. por Clínica Higashi