Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para otite em gatos: causas, sintomas e cuidados adequados.

  • por
  • posts

Como tratar a otite em gatos

Olá, canal da quinta-feira! Tudo bem com vocês? A paz de Jesus e o amor de Maria a cada um de vocês ou no vídeo de hoje vamos falar como tratar a otite em gatos. Gatos são animais com mais chances de sofrer de otites ou de outras infecções no ouvido, seja devido a um contágio de bactérias ou por corpos estranhos. Isso ocorre porque os ouvidos dos gatos são muito complexos e isso faz com que alguns parasitas ou inclusive um ser humano possa ficar preso no seu interior e essa acumulação pode produzir diferentes infecções.

A otite ocorre quando se inflama o epitélio que cobre o conduto auditivo e no momento em que detectamos um sintoma, é muito importante levá-los a um veterinário para que façam o tratamento necessário.

Nesse vídeo, vou explicar para você como tratar a otite em gatos para que vocês saibam quais são os procedimentos habituais.

São muitas as causas que podem fazer com que seu gato tenha otite. A mais comum costuma ser a presença de ácaros para vida que podem ser prevenidos com a aplicação de pipetas ou gotas e costumam ser administradas no lombo do animal. Mas também é frequente que o gato tenha otite por causa de alguns corpos estranhos no seu interior, como mato, pedaços de tecido, comida e terra. Se esse for o motivo, será necessário que um veterinário retire o objeto.

Você também pode saber se um gato está com otite porque ele apresenta uma série de sintomas que podem colocar em evidência esse problema, como os seguintes:

  • Se você perceber seu animal sacode fortemente a cabeça de um lado para o outro, pode ser que esteja incomodado com algo no seu ouvido.
  • Pode ser que seu gato esteja coçando frequentemente a zona dos ouvidos.
  • Também pode ser um sintoma de otite se houver uma secreção frequente na zona dos ouvidos.
  • Este problema também pode produzir líquidos de cor amarelada ou escura, assim como fazer com que os ouvidos estejam inflamados ou vermelhos.
  • A otite também pode provocar um cheiro forte.

No caso de detectar alguns desses sintomas, é essencial que vá ao veterinário para examinar o animal e detectar qual é o melhor tratamento a seguir para tratar a otite em gatos.

Existem diferentes opções que o veterinário terá que avaliar, desde a extração do pêlo a limpeza do ouvido ou, dependendo do problema, pode ser inclusive necessária uma intervenção cirúrgica. É por esse motivo que é imprescindível que vá a um centro veterinário para que ele indique um método a seguir.

O mais habitual é que se proceda uma limpeza auditiva, que tem como objetivo eliminar o agente que está provocando a otite, eliminar as bactérias e os ácidos que inflamam o ouvido, analisar de forma profunda o estado do conduto auditivo externo e também o tímpano. Além disso, essa limpeza também pode ajudar o organismo do gato a produzir naturalmente o medicamento necessário para que entre em todas as partes do conduto auditivo.

Antes da limpeza, o estado do gato é muito importante. Se ele apresenta muitas dores, é possível que seja necessário um tratamento anti-inflamatório para diminuir essas dores.

No caso da infecção estar muito avançada, é provável que o veterinário, em vez de aplicar diretamente o medicamento no ouvido, comece com água ou uma solução salina para poder ver o estado do tímpano e avaliar o que pode ou não usar os produtos de limpeza.

Lembre-se que é imprescindível consultar um especialista assim que você perceber que seu gatinho possa estar com otite, porque uma detecção prematura consegue livrar o animal de uma dor intensa, assim como perda da audição.

Muitas pessoas acham que só de ir até a farmácia encontrar algumas gotas para otite já conseguiram reduzir a infecção do animal, mas isso é contra consciente porque existem infecções que, se não forem tratadas corretamente, podem produzir outros tipos de complicações e piorar o estado de saúde do seu melhor amigo.

É muito importante não interromper o tratamento assim que o gato parecer estar melhor, porque a infecção deve ser eliminada por completo e para isso é necessário prolongar o tratamento durante uma semana depois que o gato já estiver melhor.

Caso nenhum dos tratamentos anteriores tenha resultado, é possível que o veterinário indique que o melhor a fazer é uma intervenção cirúrgica para estabelecer a saúde do seu felino. Então, não deixe chegar a um caso grave para correr com ele ao veterinário.

Cuide bem da saúde do seu filhinho de quatro patas!

Bom pessoal, vou ficando por aqui. Esse foi mais um vídeo informativo do canal da quinta-feira. Se você gostou, deixa um jóia positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais os nossos vídeos e acesse informação para outros tutores. Fiquem com Deus, um grande abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: Como tratar otite em gatos por kikinha arteira