Pular para o conteúdo

Riscos e prevenção da hipoglicemia em pessoas com Diabetes tipo 2

  • por
  • posts


Oi pessoal!
No vídeo de hoje, eu vou conversar um pouquinho sobre hipoglicemia, principalmente para quem é diabético tipo 2. Qual o perigo, o que pode ser feito para prevenir ou para tratar no momento da crise.
Para quem está chegando agora, meu nome é Fernanda Gomes de Melo, sou médica endocrinologista e neste canal eu falo sobre endocrinologia e medicina do estilo de vida.
Começando pelo básico, o que é a hipoglicemia? Temos algumas definições práticas que são importantes para o endocrinologista e o diabetologista. A hipoglicemia leve é quando o nível de açúcar no sangue está menor que 70 mg/dL, a hipoglicemia moderada é quando está abaixo de 50 mg/dL e a hipoglicemia severa são aquelas muito baixas, de 40 mg/dL a 20 mg/dL, que alguns pacientes podem experimentar, principalmente aqueles que tomam insulina.
A minha conversa é mais direcionada para o diabético tipo 2, pois o diabético tipo 1 já sabe lidar com a condição desde o momento do diagnóstico, tomando várias doses de insulina por dia. Já o diabético tipo 2, com o passar do tempo e dependendo do tratamento medicamentoso, pode começar a sentir mal-estar em momentos aleatórios, mesmo sem mudar o estilo de vida. Isso pode acontecer se a hora da alimentação atrasar, se a medicação for aumentada, entre outros fatores.
Os sintomas clássicos da hipoglicemia incluem tremor, suor frio, taquicardia, sensação de fome intensa que não é exatamente fome, mas uma sensação de que você não comeu e vai morrer de fome. Além disso, dependendo da intensidade e rapidez da queda do açúcar, os sintomas podem variar, podendo até causar confusão mental, sensação de embriaguez, pesadelos, entre outros.
É importante destacar que os diabéticos tipo 2 geralmente são pessoas mais idosas, com síndrome metabólica, que inclui além da alteração da glicemia, aumento da circunferência abdominal, colesterol elevado, pressão alta e outros fatores de risco cardiovascular. Essa combinação, somada ao estresse causado pela hipoglicemia, pode aumentar o risco de infarto ou arritmias cardíacas.
Mas como prevenir e tratar a hipoglicemia? Primeiro, é importante conhecer os sintomas e ficar alerta. Segundo, é preciso saber o efeito dos medicamentos que tomamos e estar atento a eles. Além disso, seguir uma alimentação regular, evitar fazer atividade física logo após tomar a medicação, e medir a glicemia regularmente, mesmo sendo diabético tipo 2 que não necessariamente toma insulina. Ter um aparelho para medir a glicemia em casa pode ser útil para casos de emergência.
No momento da crise hipoglicêmica, é recomendado comer algo com açúcar, como uma coca-cola normal, uma balinha de glicose, ou até mesmo um docinho. É importante saber que cerca de 15g de açúcar são suficientes para reverter a hipoglicemia.
Para prevenir a hipoglicemia, é importante organizar a alimentação e os horários de atividade física, assim como conversar com o médico para ajustar a medicação de acordo com as mudanças no estilo de vida. Ter informações sobre a doença e se informar com um médico endocrinologista e nutricionista também é recomendado.
Espero que essas dicas sejam úteis para vocês! Não esqueçam de deixar o seu like no vídeo e se inscrever no canal. Assista também outros vídeos sobre diabetes e compartilhe com alguém que possa se beneficiar dessas informações.
Fonte: Hipoglicemia e Diabetes tipo 2 quais os riscos e como evitar ou tratar queda do açúcar no sangue ? por Endocrinologia Estilo de Vida Dra Fernanda G Melo