Pular para o conteúdo

Melhores práticas SEO para combater a Candidíase e melhorar seu bem-estar

  • por
  • posts

Olá, hoje nós vamos conversar um pouquinho mais sobre a candidíase. Já fiz alguns vídeos anteriores sobre esse assunto, mas eu vejo que é um assunto muito recorrente no consultório, onde muitas mulheres têm dúvidas. A candidíase é uma infecção que ocorre na região vaginal e é causada pela Candida albicans, que é um fungo que toda mulher tem na vagina e ele é responsável por manter o pH vaginal e evitar outros tipos de infecção.
A gente sabe que as infecções mais comuns em mulheres pós-adolescência e idade adulta são a candidíase e a vaginose bacteriana, causada por algumas bactérias, e a tricomonas vaginais. Qual é a diferença entre elas? A diferença entre elas é o sintoma e o impacto na qualidade de vida dessa mulher. Ou seja, a candidíase está relacionada ao aumento da população de Cândida na região vaginal e ela causa um prurido intenso, que tem um impacto bastante negativo na vida dessa mulher. Já a vaginose bacteriana e a tricomonas vaginais são associadas a corrimento, que não tem coceira, está associado com a coloração mais amarelada ou acinzentada e ao mau cheiro. Essas infecções podem ocasionar uma infecção que alcança o útero e as trompas, levando a uma doença inflamatória pélvica ou até mesmo uma infecção em região pélvica, totalizando inclusive a infertilidade.
Agora, a Candida tem uma característica que as mulheres apresentam, que é a sua frequência. Tem mulheres que têm candidíase sempre antes da menstruação e isso ocorre devido à alteração do pH que essas alterações hormonais causam nesse período.
Então, o que que a gente pode fazer para ajudar a diminuir as infecções vaginais e a candidíase? A maioria das mulheres, quando tem os sintomas, elas procuram o médico e são tratadas com cremes vaginais e comprimidos antifúngicos. E muitas vezes, no mês seguinte, elas aparecem com os mesmos sintomas, passam em outro ginecologista ou passam no pronto-socorro, e aí é prescrito outro creme vaginal com outro comprimido antifúngico. E assim vai, criando um ciclo vicioso, e a gente não trata a causa, somente os sintomas.
Então, aqui vão algumas dicas de como a gente pode prevenir a infecção pela candidíase. A candidíase está muito relacionada à alimentação. Os alimentos ricos em carboidrato são metabolizados em glicose, em açúcar, e o fungo tem uma afinidade pela glicose, o que aumenta a sua população e pode dar candidíase. Uma dica legal é diminuir a ingestão desse carboidrato ou mudar para carboidratos com baixo índice glicêmico, que levam mais tempo para serem digeridos e metabolizados, não causando pico de insulina e, com isso, diminui a incidência de candidíase.
Alguns alimentos são responsáveis pela mudança do pH vaginal. O açúcar, que são os carboidratos, como a gente já falou, é um desses alimentos. A alimentação que eu indico aqui é o aumento da ingestão de frutas e verduras, além da diminuição da ingestão de açúcar, café e carboidratos. Associadas à alimentação, é muito usado o jejum e tenho efeitos muito bons nesses casos.
O uso dos probióticos é muito recomendado também. O que são os probióticos? Eles são micro-organismos vivos que são ingeridos e que vão colonizar nossa região intestinal. São micro-organismos do bem, são bactérias lactobacillus que crescem em nosso intestino e vão ajudar no bom funcionamento do mesmo, diminuindo a incidência de inflamação intestinal e ajudando no processo de metabolização dos alimentos e na digestão.
Os probióticos podem ser usados em associação com os prebióticos, o que é muito bom, porque um ajuda o outro. E o que são os prebióticos? Os prebióticos são substâncias encontradas nos alimentos que ajudam os probióticos a se manterem ativos em nosso intestino e continuarem com sua ação benéfica, ajudando na metabolização dos alimentos, na digestão e na absorção correta dos nutrientes.
Os probióticos podem ser usados em Associação com os prebióticos e isso é muito bom porque um ajuda o outro. E o que são os prebióticos? Os prebióticos são substâncias que são encontradas nos alimentos e essas substâncias elas ajudam os probióticos a se manterem ativos no nosso meio intestinal e a continuar a sua ação benéfica no nosso intestino.
Então, uma estratégia terapêutica para mulheres que vivem usando creme vaginal, que vivem usando antifúngicos, é usar métodos mais naturais e associados com esses prebióticos e probióticos para ajudar na saúde intestinal. E além desse tratamento com probióticos e com alteração dos hábitos alimentares, a gente pode associar o laser nos casos mais resistentes e, hoje em dia, também tem as terapias relacionadas com o aumento da imunidade, como a imunoterapia, que está sendo bastante utilizada para a diminuição da recorrência desses casos.
Então, se você tem alguma dúvida, deixe sua pergunta aqui embaixo. Vamos conversar um pouquinho mais sobre isso. Inscreva-se no nosso canal, dê o seu like e ative o sininho de noção para você receber mais vídeos.

Fonte: Tudo o que você precisa saber para melhorar a sua Candidíase! por Amato – Instituto de Medicina Avançada