Pular para o conteúdo

Melhores práticas para quem toma anticoagulante: 10 dicas de ouro.

  • por
  • posts

Olá, esse vídeo eu quero que vocês mandem para todas as pessoas que vocês conhecem que tomam anticoagulante. Abaixo estão as orientações deixadas pelos meus pacientes, que são imprescindíveis para quem toma esse tipo de medicação. Vamos lá!

  1. É importante entrar com ação rápida nos anticoagulantes, seja ele qual for (heparin, enoxaparin, lavar Sarina, marevan, xaréu, etc.), atuando no tratamento e na prevenção da trombose arterial ou venosa, inibindo o sistema de coagulação e evitando a formação de coágulos.
  2. O principal risco dessa medicação é o risco de sangramento. Por isso, é importante evitar atividades que predisponham a traumas, como luta, vôlei, futebol, esportes radicais ou corrida em ambientes propensos a quedas.
  3. A gravidez é contraindicada durante o tratamento com anticoagulantes orais, pois essas medicações estão associadas a risco de malformação fetal. Porém, gestantes podem tomar anticoagulantes injetáveis à base de heparina não fracionada.
  4. Em caso de suspeita de gravidez durante o tratamento, é importante informar o médico para que ele possa planejar a troca imediata da medicação anticoagulante.
  5. É necessário anotar os exames que serão necessários durante todo o tratamento, dependendo do medicamento escolhido. Alguns medicamentos, como o marevan (varfarina), requerem a dosagem do INR para avaliar o nível adequado da medicação.
  6. Em caso de sangramento, é importante avisar o médico. Os tratamentos mais comuns são para sangramento nasal, sangramento na gengiva, sangramento digestivo e sangramento na urina.
  7. É importante evitar alimentos ricos em vitamina K, como folhas verdes escuras, durante o tratamento com medicamentos à base de varfarina, pois eles podem interferir na ação da medicação. As outras medicações anticoagulantes não sofrem interferência alimentar.
  8. Recomenda-se ingerir as medicações com o estômago cheio, pois isso ajuda na absorção dos remédios.
  9. Existem alguns medicamentos que podem interferir nos efeitos dos anticoagulantes, aumentando ou diminuindo seus efeitos. É importante evitar o uso desses medicamentos durante o tratamento.
  10. Tome sempre o anticoagulante no mesmo horário todos os dias. Isso ocorre porque as medicações têm uma ação previsível e é importante monitorar sua coagulação.
  11. Jamais dobre a dose do remédio em caso de esquecimento. Se você esqueceu de tomar, tome o próximo comprimido no mesmo horário e ajuste os próximos horários de acordo.
  12. Avise ao mundo que você toma anticoagulante. Deixe anotado na carteira, avise ao médico durante as consultas, avise em caso de emergência ou ao conhecer novas pessoas. Isso é importante para que todos estejam cientes e possam tomar as devidas precauções.

Espero ter ajudado com essas orientações! Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico, seja ele um angiologista ou hematologista.

Fonte: 10 dicas de ouro para quem toma anticoagulante por Saúde das Veias por Dra Karolina Frauzino