Pular para o conteúdo

Jejum: É benéfico mesmo sem entrar em cetose?

  • por
  • posts

Jejum Intermitente e Dieta Cetogênica – Benefícios e Dicas

Olá pessoal, eu sou Pedro Junior, terapeuta naturopata. Estou aqui com vocês para mais um vídeo e hoje irei responder a um comentário que recebi em um dos meus vídeos do YouTube. Na semana passada, falei sobre a dieta cetogênica e estava tentando explicar tudo sozinho.

Gostaria de responder ao Paulo (esqueci o sobrenome), que perguntou o seguinte: “Você não está conseguindo entrar em cetose, então essa história de jejum intermitente não funciona. Você faz jejum de 16 a 18 horas, como vai entrar e ser tóxico?”.

Realmente, o jejum não faz você entrar em cetose imediatamente. No primeiro vídeo que fiz, fiquei 18 horas sem comer e não consegui entrar em cetose. Para ser tóxico em cetose, provavelmente a pessoa teria que ficar em torno de 48 horas sem comer. A acetose, que é acima de 0,5, já começa a ser cetose. No meu segundo teste, a minha cetose já estava em 1,1.

Os níveis excelentes de cetose são de 1,5 a 3. A dieta cetogênica foi desenvolvida por um médico nos Estados Unidos, que a utilizava para tratar crianças com epilepsia. Essas crianças tinham convulsões frequentes, e o jejum prolongado, de até 2 a 4 dias, era uma terapia problemática mas eficaz para elas. A dieta cetogênica, com alto consumo de gordura, prevenia as crises epilépticas, pois a retirada da glicose ajudava a melhorar o funcionamento cerebral.

Voltando ao jejum intermitente, ele possui suas vantagens. Antes, fomos ensinados a comer a cada três horas, e o mundo está do jeito que está, com muitas pessoas obesas e doentes. O jejum dá um intervalo maior para o corpo se recuperar da quantidade de comida que ingerimos diariamente, inclusive alimentos não saudáveis. Ele ajuda a diminuir a insulina e a glicose no sangue, dando tempo para o estômago se recuperar.

O jejum intermitente é interessante mesmo para aqueles que não seguem a dieta cetogênica. É importante lembrar que a maioria das pessoas faz jejum apenas por poucas horas, já que geralmente dormimos por volta da meia-noite e acordamos por volta das 6 da manhã. Porém, quando acordamos, muitas vezes comemos besteiras logo de cara, e continuamos a comer ao longo do dia. O organismo não consegue lidar com essa quantidade de comida, e é aí que surgem os problemas de saúde.

É importante escolher alimentos saudáveis ao fazer o jejum intermitente, seja ele de 8, 4 ou mais horas. Assim, você colherá todos os benefícios dessa prática. Além disso, é recomendável aliar o jejum intermitente a uma dieta de baixo carboidrato, pois os benefícios serão ainda maiores. No caso da dieta cetogênica, ela é mais restrita, mas uma excelente terapia para diabetes, Alzheimer, Parkinson, intestino irritado e obesidade.

Lembrando que o jejum intermitente aliado à dieta cetogênica ou dieta low-carb traz muitos benefícios para a saúde. Se você tiver a oportunidade, faça. E se precisar de acompanhamento, nós, naturopatas, estamos aqui para ajudar. Temos uma clínica virtual onde atendemos online via WhatsApp. Nosso telefone está abaixo para você entrar em contato e realizar uma consulta com um naturopata.

Lembrando que nossos tratamentos são naturais, utilizando aquilo que a natureza oferece para melhorar a sua qualidade de vida e saúde. Demonstremos que é possível prevenir doenças antes que elas se manifestem.

Se tiver interesse, nos ligue no número abaixo para obter mais informações e agendar uma consulta conosco.

Fonte: Vale a pena fazer JEJUM se não entro em CETOSE? por nutrição Alimentos & Cia