Pular para o conteúdo

Fratura de Cóccix: Aprenda o que fazer e como tratar #fratura de coccix #tratamento fratura coccix

  • por
  • posts

Fratura de Cóccix: O que fazer e como tratar

Olá a todos, sou Mário, fisioterapeuta. Hoje vamos falar sobre fratura de cóccix e o que fazer quando você recebeu o diagnóstico do médico ortopedista depois que você fez o raio-x ou uma tomografia, certo? Lembrando que se você está com suspeita de fratura de cóccix porque caiu sentado e não sabe o que fazer, o médico ortopedista deve ser consultado. De repente, o raio-x não é suficiente e é necessário fazer uma tomografia para analisar de forma mais aprofundada o osso e ter certeza do diagnóstico.

Muitas vezes, mesmo após alguns dias de dor, ainda não é necessário fazer a tomografia. Ela é recomendada apenas em casos específicos para análise mais detalhada, mas, de forma geral, a maioria das fraturas de cóccix não requer intervenção cirúrgica.

A fratura de cóccix ocorre na pontinha do sacro, que é a região final da coluna lombar. Ao cair sentado, essa região pode trincar ou até mesmo perfurar. O processo de repouso é o que vai permitir a consolidação do osso, mas existem algumas medidas que devem ser tomadas e respeitadas para que haja uma melhora na qualidade de vida durante esse tempo de recuperação.

No geral, é recomendado um período de repouso de 45 a 70 dias para que a fratura consolide corretamente. Durante esse tempo, é importante estar em repouso e ingerir bastante líquido para auxiliar no funcionamento intestinal. O líquido ajuda a evitar um processo de evacuação muito difícil devido à região afetada pelo traumo.

Além disso, uma das recomendações é adquirir um assento adequado para sentar. Existem no mercado opções de assentos com tecnologia Nasa que proporcionam conforto e auxiliam na distribuição do peso do corpo. Esses assentos são projetados com uma inclinação especial para acomodar a região do cóccix de forma mais confortável e amenizar a pressão sobre a fratura. É importante escolher um assento que se adapte ao seu peso e que seja confortável para você.

Também é indicado aplicar compressas de gelo na região do cóccix, em intervalos de 15 minutos, para aliviar a dor. O repouso é fundamental para auxiliar na consolidação da fratura e, dentro do possível, é importante evitar esforços excessivos, como caminhar longas distâncias ou subir escadas. Essas atividades podem ser realizadas, mas é recomendado administrá-las de forma a evitar quedas ou escorregões.

Além disso, o uso de medicamentos e de pomadas naturais para aliviar a dor também pode ser recomendado pelo médico. O fortalecimento da região do quadril e dos músculos do glúteo também é importante durante o processo de recuperação. Para isso, é indicado procurar um fisioterapeuta, que pode realizar ajustes e exercícios específicos para auxiliar na consolidação da fratura.

A cirurgia é necessária apenas em casos mais complexos, nos quais o tratamento conservador não obteve sucesso. Nesses casos, é importante seguir todas as recomendações médicas e proporcionar um cuidado máximo para evitar novos traumas. É importante respeitar o repouso e cuidar ao máximo para que a região não seja afetada.

Lembrando que, caso você tenha dor constante na região do cóccix, mesmo sem fratura, é recomendado buscar um especialista para avaliar o caso e indicar o tratamento mais adequado. Cada situação é única e requer cuidados específicos.

Espero que essas informações sejam úteis para vocês. Não hesite em compartilhar suas dificuldades nos comentários. Quem sabe podemos ajudar alguém que esteja passando pela mesma situação. Compartilhe esse vídeo e até mais!

Fonte: Entenda o que fazer na fratura de Cóccix #fratura #coccix por GuiaHealth