Pular para o conteúdo

Faringite: conhecendo tratamentos, sintomas e causas

  • por
  • posts

Remédios naturais para faringite

Saiba o que é faringite. Faringite gera uma inflamação na garganta e pode ser provocada tanto por vírus, no caso das faringites virais, como por bactérias, sendo chamada de faringite bacteriana.

Essa inflamação causa intensa dor de garganta, deixando-a bem vermelha. Em alguns casos, pode haver pus e podem surgir pequenos carocinhos doloridos no pescoço. Durante o tratamento, a pessoa tem que cuidar da alimentação, evitando alimentos muito quentes ou gelados, e também deve evitar falar, porque até mesmo isso pode incomodar a garganta, provocando tosse que pode agravar o desconforto.

Sintomas da faringite

Os sintomas da faringite incluem:

  • Dor na garganta e vermelhidão
  • Inchaço na garganta
  • Dificuldade em engolir
  • Febre
  • Aumento das amígdalas

Com o aparecimento dos sintomas, é importante consultar o otorrinolaringologista para ele fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.

Causas

As causas da faringite estão relacionadas com os microorganismos que a provocam. Em caso de faringite viral, os vírus causadores podem ser rhinovírus, adenovírus, influenza ou parainfluenza. Em relação à faringite bacteriana, a mais frequente é a faringite estreptocócica, causada pela bactéria Streptococcus beta-hemolítico. Mas outras bactérias causadoras podem ser pneumococo, Mycoplasma pneumoniae, Staphylococcus aureus ou Haemophilus influenzae. Esses microorganismos podem ser adquiridos através do contato com as secreções de um indivíduo contaminado.

Alimentação alcalina

A primeira maneira de tratar uma inflamação deve ser com uma alimentação alcalina, baseada em frutas frescas, verduras cozidas, legumes cozidos, cereais integrais, sementes (gergelim, abóbora, girassol), alho e cebola. Além disso, essa alimentação também auxiliará caso tenhamos prisão de ventre, visto que é um dos fatores que influenciam e pioram as inflamações. Podemos também preparar infusões para tomar ou fazer gargarejos ao longo do dia com gengibre cru, cristalizado ou em infusão, limão utilizado em suco orgânico, casca de limão, que é bastante medicinal. Mel, preferencialmente orgânico, já que os outros geralmente levam aditivos artificiais da indústria, e com alcaçuz, que suaviza a garganta. Malva também contém mucilagem alcatraz e, por fim, abrimônia, planta muito utilizada pelos músicos para limpar a voz. Própolis é um antibiótico natural.

Em contrapartida, evitemos aqueles alimentos que tendem a acidificar o corpo: carne, especialmente a vermelha; leite e derivados lácteos; açúcar branco; e farinha refinada.

Cebola crua para os primeiros sintomas

No primeiro momento de irritação na garganta, quando começamos a notar o desconforto, mas que ainda não temos febre, podemos colocar uma cebola crua e cortada na mesa de cabeceira e deixá-la durante toda a noite. A água solarizada é um excelente remédio antigo para desinflamar a garganta. Para isso, necessitamos de uma jarra de garrafa de cristal, a vovó devemos enchê-la com água colocá-la em um local exterior no qual ela entre em contato direto com o sol por pelo menos duas horas e tomar ao longo do dia, separado das refeições.

Emplasto de mostarda

A mostarda é muito calorífica. Nesse caso, podemos usá-la para jogar para fora todo o excesso de calor na nossa garganta. Necessitaremos de dois tecidos de linho, um tecido de lã e semente de mostarda vermelha. Como preparamos? Moeremos um terço das sementes de linho por dois terços das sementes de mostarda vermelha e as misturaremos com um pouco de água. Quinta em uma tigela até fazer uma pasta. Pintaremos a pasta no tecido de linho em duas zonas, para que quando nós colocamos, elas correspondam aos laterais do pescoço. Uma vez colocado, cobriremos com os outros dois tecidos, primeiro de linho e depois o de lã. Quando a pessoa não tem começou a reação e dissipar o calor, deixamos um minuto ou menos sem incômodos, ou poderá queimar só a pele.

Banho de pés

Quando temos uma inflamação na garganta, às vezes também temos que recorrer a uma maneira de equilibrar as temperaturas, é provocar uma série nos pés para baixar a inflamação na zona superior. Coloque em um recipiente com água bem quente, o máximo que aguentar, duas colheres de bicarbonato sódico e ponha os pés durante 20 ou 30 minutos. Em seguida, esfrie acrescentando mais água quinta. Depois, seque os pés e os mantenha aquecidos. Se costuma ter os pés muito frios, pode também massageá-los depois com óleo de mostarda. O bicarbonato sódico funciona também como alcalinizante. Chega à corrente sanguínea através dos poros da pele.

Alongamento da língua

O exercício, por outro benefício, logo ele nos permitirá desinflamar garganta com grande rapidez, consiste em segurar a língua com um pano limpo e chicá-la lentamente para frente, movimentando-a em todas as direções. Faça isso durante alguns segundos e repita o exercício duas ou três vezes. Mesmo que a situação seja estranha, enquanto fazemos, ao acabar, notaremos uma sensação de bem-estar.

Remédio caseiro para faringite

Um ótimo remédio caseiro para faringite é o suco de abacaxi com própolis e mel, porque ele possui vitamina C e outras propriedades que fortalecem o sistema imune, facilitando a cura da doença.

Ingredientes:

  • Uma fatia grossa de abacaxi
  • Uma xícara de água
  • 10 gotas de própolis
  • Uma colher de mel

Modo de preparo:

Colocar no liquidificador o abacaxi e a água e bater bem. Em seguida, acrescentar o própolis e o mel e beber a seguir. O suco pode ser tomado por três vezes por dia enquanto os sintomas ainda não foram curados. Mas é importante fazer o suco e bebê-lo logo em seguida para que não se perca suas propriedades anti-inflamatórias.

Gostou das informações? Se você gostou, curta o vídeo, inscreva-se no canal, compartilhe com seus amigos. O acompanhamento de um profissional da área é fundamental para a boa saúde.

Fonte: Saiba o que é Faringite, Tratamentos, Sintomas e Causas! por Naturais – Cura Natural