Pular para o conteúdo

Dicas para prevenir a hipoglicemia e manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

  • por
  • posts

Como prevenir e tratar a hipoglicemia

A hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue que pode afetar pessoas portadoras ou não de diabetes. Meu objetivo com este vídeo é ajudar você na prevenção, correção rápida e também definitiva da hipoglicemia.

O que a pessoa sente quando está numa crise de hipoglicemia? Alguns sintomas comuns incluem: tremores localizados no estômago, tontura, fraqueza, palidez, dor de cabeça, desmaio, alteração do nível de consciência e até mesmo coma e morte. Esses sintomas ocorrem porque o organismo percebe a falta de energia e responde produzindo substâncias que deixam o corpo em prontidão, como a adrenalina e o glucagon.

A hipoglicemia pode ocorrer por alguns fatores específicos, como jejum prolongado com ou sem exercício. O exercício físico piora a situação, pois mais glicose é solicitada da corrente sanguínea para entrar nas células musculares. Outros fatores incluem a alimentação à base de carboidratos simples, como açúcares e farinhas refinadas, o uso de muita insulina ou pouca coxina e diversas doenças crônicas.

Existem também casos de hipoglicemia reativa, que geralmente ocorre em diabéticos e é uma reação que acontece logo após a pessoa ter consumido carboidratos simples ou açúcares. Esse tipo de distúrbio ocorre três a cinco horas após a refeição, devido ao desequilíbrio dos níveis de glicose e insulina no sangue.

A hipoglicemia também pode ocorrer em pessoas que passaram por cirurgias bariátricas, devido ao envolvimento do metabolismo do álcool. O consumo de bebidas alcoólicas interfere no funcionamento do fígado, prejudicando a liberação de glicose na corrente sanguínea e a absorção de vitaminas e minerais essenciais. Além disso, o uso de álcool com o estômago vazio pode piorar a hipoglicemia, pois o pâncreas fica incapacitado de produzir insulina.

Algumas doenças crônicas, problemas específicos do pâncreas ou dos rins, tumores e a hepatite C também podem ser causas de hipoglicemia. Sensibilidade do pâncreas ao açúcar também pode levar à hipoglicemia, onde ocorre liberação rápida de glicose na corrente sanguínea e muita insulina é solicitada, fazendo com que o açúcar caia para níveis baixos no sangue.

A prevenção da hipoglicemia envolve a mudança de hábitos alimentares, substituindo carboidratos simples por complexos, como farinhas e grãos integrais, e aumentando o consumo de frutas, verduras e hortaliças. Combinar os alimentos corretamente também é importante para evitar a fermentação e a formação de álcool no organismo, que interferem no funcionamento do fígado.

Fazer refeições completas e saudáveis com intervalos de cinco horas e evitar comer em pequenas porções ao longo do dia também é recomendado. Isso faz com que o pâncreas tenha que trabalhar constantemente para produzir insulina, o que pode levar à hipoglicemia.

No caso de uma crise de hipoglicemia, recomendo que você utilize algo com glicose logo no início, como sucos naturais sem adição de açúcar. Não recomendo o consumo de doces, balas, chocolates ou barrinhas de cereal, pois isso pode piorar a situação. A solução definitiva para a hipoglicemia é a mudança de hábitos de forma permanente, incluindo alimentação, horários, tipos de alimentos e a retirada do açúcar da dieta.

Caso queira saber mais detalhes sobre a combinação alimentar e como prevenir a hipoglicemia de forma eficaz, recomendo que participe do meu curso online gratuito, “Os 7 pilares da saúde”. Tenho também um curso inédito sobre combinação alimentar, com 11 videoaulas detalhadas sobre a classificação dos alimentos e a melhor maneira de combiná-los. Não deixe de aceitar o desafio de passar sete dias sem açúcar, pois ele é uma das principais causas de hipoglicemia.

Se você sofre com hipoglicemia, tome medidas para preveni-la e trate-a de forma adequada para garantir sua saúde e qualidade de vida. Cuide-se!

Fonte: Dicas para não ter hipoglicemia por Angela Xavier