Pular para o conteúdo

Como entrar em cetose: dicas e melhores práticas para uma dieta cetogênica bem sucedida

  • por
  • posts


Oi gente, eu sou Manuela Moreira, aqui do canal “Loucas por Low Carb” e hoje o nosso vídeo é um protocolo de como entrar em cetose. A cetose é um estado metabólico, um processo natural que acontece quando a produção de energia para o nosso organismo é feita através da queima de gordura. Por isso que todo mundo ama entrar em cetose, porque o nosso corpo começa a se transformar naquela máquina de queimar gordura, ao invés de queimar aquilo que nós ingerimos. O nosso corpo passa a queimar aquilo que nós temos em excesso, aquela gordurinha sobrando, aquele famoso tecido adiposo.
Mas e aí, para entrar em cetose, o que você deve ou não deve se alimentar? Então pega papel, pega a caneta e já vem anotar o que você vai começar a comer a partir de hoje para que você entre em cetose e se transforme nessa máquina de queimar gordura. Vamos queimar toda a gordurinha, porque o verão tá chegando e a gente tem que estar com tudo em cima, né?
Primeiro alimento muito nutritivo são as carnes, as carnes de todos os tipos e qualidades, desde a pele do frango até o torresmo. As vísceras também são extremamente nutritivas e você pode sim se alimentar com elas. Os peixes, tanto de água doce quanto de água salgada. Os ovos, os nossos amados, aquele coringa para toda dieta. Você vai poder se alimentar com eles de todas as formas, seja ovos cozidos, ovos mexidos, ovos poché, omelete, enfim, o que você imaginar, o que você criar com os ovos tá super liberado.
As gorduras boas, como o azeite de oliva extra virgem, a banha de porco, a manteiga, a manteiga ghee e o óleo de coco. Os vegetais, nossos amados, sim, você vai poder consumi-los e até é muito importante que você os consuma. Neles vão entrar o tomate, o pepino, a couve-flor, o rabanete, o brócolis, o espinafre, a cebola, o chuchu, o pimentão, enfim, os seus preferidos. E mate a sua fome com eles, você pode estar comendo eles sozinhos ou então acompanhando a proteína animal, seja ela o peixe ou seja ela a carne, carne vermelha, carne de frango, carne de peixe, enfim, a proteína que você escolher.
As folhas verdes, além de ajudarem muito no seu trato intestinal, no movimento da sua digestão, são extremamente saudáveis. Então é bem importante que você consuma as folhas, além de serem saborosíssimas. E os laticínios, você vai fugir dos laticínios que possam ser light, com redução de gordura ou então desnatados. Use a nata, a manteiga, o creme de leite fresco, o creme de leite em lata, o requeijão e o cream cheese. Os queijos amarelos, para os apaixonados, entram aqui a mussarela, o queijo provolone, meia cura, enfim, esses queijos que são deliciosos e fazem toda a diferença no nosso dia a dia.
As oleaginosas, nossos amores que podemos carregar na bolsa e que preenchem aquela fome nossa inesperada do dia a dia. As oleaginosas também você pode consumir todas elas, como as castanhas, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, avelã, amêndoa, nozes, pistache, enfim, todas essas pegam que você mais gostar e coloque no seu dia a dia.
As frutas, minhas amadas, não só minhas mas nossas, as frutas vão entrar (ou não vão entrar). Claro que elas vão entrar! Aqui, nas frutas, você vai consumir o abacate, o limão, o morango, o mirtilo, a framboesa, o coco, o maracujá e a amora. Todas essas têm baixo carboidrato e você pode consumir assim, com mais liberdade, para finalmente entrar em cetose.
Para temperar e deixar ainda a nossa comida mais gostosa, a gente pode usar o sal, a cúrcuma, o cominho, a canela, a pimenta, todos os outros temperinhos e aromas que você quiser jogar aí nos seus pratos para dar aquele sabor, aquele toque bem especial.
E para adoçar, você pode usar primeiramente a Stevia. Se não conseguir a Stevia, você pode usar o xilitol ou o açúcar Love, nesta ordem. Mas lógico que sempre, se puder, não adoçar. Não precisa, até porque quanto mais a gente adoça, mais vontade de doce a gente tem. Então quando puder, evite sem pensar.
Para entrar em cetose, a gente não deve passar de 30 a 40 gramas de carboidrato ao dia. E para se manter em cetose, a gente não deve ultrapassar 50g de carboidrato ao dia. Então para entrar de 30 a 40 e para se manter, 50g. Aí a conta fecha e tá tudo maravilhoso.
Quando você entra na cetose, quando você está nesse processo da entrada da cetose, você pode sentir alguns sintomas, como dor de cabeça, cãibras, uma certa irritabilidade momentânea, mas também aumento da vontade de fazer xixi. E algumas pessoas relatam, eu nunca senti, é uma certa náusea. Então se por acaso você vier a sentir algum desses sintomas que eu citei, você deve se hidratar melhor, colocar uma pitadinha de sal na sua água ou então salgar mais os seus alimentos. E não se preocupe que esses sintomas vão passar rapidinho.
Entre também no nosso grupo do Telegram, na nossa comunidade de emagrecimento. O link está na descrição do vídeo. Lá tem muitos desafios rolando, tem jejum, tem desafio dos 7 dias e vai entrar esse para se entrar em cetose também. Então não fique de fora, clica no link que eu vou deixar aqui na descrição e já vem comigo.
Me siga também no Instagram pelo @manellamoreira, que lá a gente fica bem juntinho, bem coladinho. Ou então, eu te encontro aqui mesmo no próximo vídeo, combinado? Uma ótima semana, uma excelente entrada em cetose para você. Vamos nos transformar nessa máquina de queimar gordura. E até o nosso próximo vídeo, combinado? Beijos gente, até a próxima. Tchau, tchau.
Fonte: VAMOS ENTRAR EM CETOSE! por Loucas Por Low Carb