Pular para o conteúdo

Benefícios e contraindicações do vinagre de maçã | Dr. Gabriel Azzini

  • por
  • posts

Benefícios e riscos do vinagre de maçã para a saúde

Atualmente, muitas pessoas estão utilizando o vinagre de maçã devido aos benefícios que ele traz para a saúde. Eu também utilizo diariamente, assim como o vinagre de maçã. Porém, no meu consultório tenho recebido muitas pessoas que estão utilizando de maneira errada ou não deveriam estar tomando o vinagre de maçã. Neste vídeo, vou falar sobre quem não deveria estar tomando vinagre de maçã e também fornecer algumas dicas para evitar riscos à saúde.

Antes de começar, gostaria de saber se você utiliza o vinagre de maçã em sua rotina para melhorar a sua saúde. Responda nos comentários abaixo.

Eu sou o Dr. Gabriel Zini e, se você é novo por aqui, eu te convido a entrar nessa comunidade e se inscrever no canal. Se você gosta de conteúdo sobre saúde, curta o vídeo para ajudar o YouTube a propagar mais esse conteúdo sobre saúde. E se você sofre com dores articulares ou quer saber como proteger as suas articulações, baixe gratuitamente o e-book “Livre de Dores” no link acima.

O vinagre de maçã traz diversos benefícios para a saúde, sendo um dos mais importantes o benefício ao metabolismo da glicose. Quando você utiliza o vinagre de maçã, ele diminui a intensidade dos picos de glicose logo depois da alimentação, o que é importante para evitar uma liberação excessiva de insulina. Caso haja muito excesso de insulina, você pode desenvolver resistência à insulina e as células do seu corpo não conseguirão transportar a glicose para dentro da célula, o que aumenta os níveis de açúcar circulando no organismo, sendo prejudicial à saúde.

Outro benefício comprovado é que algumas pessoas que tomam duas colheres de sopa de vinagre de maçã com água antes das refeições ficam satisfeitas com mais facilidade, o que ajuda no emagrecimento. Porém, assim como tudo na vida, o vinagre de maçã também possui benefícios e riscos para a saúde.

Recebo muitos pacientes que estão tomando vinagre de maçã para tratar o refluxo, que causa azia e pode ser perigoso. O único estudo que encontrei que mostrava resultados com participantes que utilizaram o vinagre de maçã para tratar o refluxo não mostrou um efeito tão positivo quando comparado com placebo. Ou seja, utilizar o vinagre de maçã pode não ser eficaz para tratar o refluxo.

Além disso, se você possui úlcera no estômago, o uso do vinagre de maçã pode irritar ainda mais essa úlcera, aumentando o tamanho dessa lesão. Nesse caso, se você quer realmente aumentar a acidez do seu estômago durante a digestão e está sofrendo com hipocloridria, que é a baixa produção de ácido clorídrico, é mais interessante utilizar o cloridrato de betaina do que usar o vinagre de maçã durante a refeição, pois a betaina realmente ajuda a aumentar o conteúdo ácido que vai auxiliar na digestão.

O terceiro problema do vinagre de maçã é que muitas pessoas o tomam puro e isso pode enfraquecer o esmalte dentário. Se você toma o vinagre de maçã e logo depois escova os dentes, o esmalte está enfraquecido e você pode causar microlesões que favorecem o surgimento de cáries. Para evitar esse efeito negativo nos dentes, é recomendado diluir o vinagre de maçã em água e bochechar bastante para tirar o máximo do vinagre dos seus dentes. Além disso, evite escovar os dentes pelo menos 30 minutos depois de tomar vinagre de maçã. Esse cuidado também se aplica a quem consome limão espremido com água pela manhã. Evite escovar os dentes logo depois de tomar limão com água e bocheche com água comum.

Por fim, o vinagre de maçã pode ser prejudicial para pessoas que possuem o acúmulo de cálcio no organismo, como é o caso de pessoas que têm pedras nos rins. O vinagre de maçã aumenta a absorção de cálcio no intestino, o que pode favorecer a formação ou o aumento das pedras já existentes nos rins. Além disso, pessoas que possuem arteriosclerose, que é a calcificação das placas dentro das artérias, também devem ter cuidado com o vinagre de maçã, pois por aumentar a absorção de cálcio, pode acelerar o processo de calcificação das coronárias.

No entanto, não é necessário evitar totalmente o vinagre de maçã. É importante utilizar algumas substâncias para evitar essa sobrecarga de cálcio no organismo. Uma delas é utilizar o magnésio para equilibrar a absorção de cálcio. Além disso, é possível suplementar com vitamina K2, que é diferente da vitamina K1. A vitamina K2 diminui o processo de calcificação das artérias, a formação de pedras nos rins e também a calcificação das cartilagens articulares, que pode levar a uma doença degenerativa das articulações, como a artrose. Portanto, se você utiliza vinagre de maçã, é interessante conversar com o seu médico para verificar se é interessante você tomar vitamina K2 e também suplementar com magnésio.

Embora o vinagre de maçã tenha vários benefícios e eu utilize buscando melhorar os benefícios no meu corpo, é necessário ter alguns cuidados. Por isso, peço para que você compartilhe esse vídeo com aquela pessoa que você sabe que utiliza o vinagre de maçã e tome alguns cuidados para não prejudicar a saúde. O objetivo é passar mais informações para todos e melhorar a saúde aqui no YouTube. Muito obrigado por ficar comigo até aqui e até o próximo vídeo.

Fonte: NÃO USE O VINAGRE DE MAÇÃ SE VOCÊ TIVER ESSE PROBLEMA | Dr. Gabriel Azzini por Dr. Gabriel Azzini