Pular para o conteúdo

Anticoagulantes naturais: cuidado com a vitamina K

  • por
  • posts

A alimentação influencia diretamente na saúde, tanto no que se refere à prevenção como à cura de doenças. Com relação aos problemas relacionados à coagulação, como varizes e trombose, o ideal é investir em uma dieta anticoagulante, com alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e bastante água.

Abaixo, listaremos alguns alimentos anticoagulantes ou com efeitos de afinamento do sangue que previnem coágulos e oferecem múltiplos benefícios para a saúde:

Abacaxi:

A enzima bromelina, presente no abacaxi, possui propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Ela produz efetivamente a desagregação plaquetária e também impede a formação de gotas e pedras nos rins.

Cúrcuma:

Vários estudos indicam que a cúrcuma, uma especiaria muito popular e utilizada em muitas cozinhas ao redor do mundo, afeta as plaquetas do sangue, evitando a coagulação. Ela também é conhecida por ser um anticoagulante natural.

Semente de Chia:

A semente de chia é rica em ômega-3, que possui propriedades anticoagulantes e anti-inflamatórias. Além disso, ela também é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Chá de Camomila:

O chá de camomila é um anticoagulante natural que apresenta benefícios potenciais à saúde para pessoas com pressão alta e aumento dos níveis de colesterol. No entanto, é importante destacar que o chá de camomila muitas vezes tem interações negativas com remédios que atuam como afinadores de sangue, por isso é melhor evitá-lo quando estiver tomando este tipo de medicamento.

Amêndoas:

As amêndoas são alimentos anticoagulantes com propriedades bem documentadas. Elas são uma fonte rica de vitamina E, que funciona como um anticoagulante natural do sangue, podendo impedir o entupimento das artérias e baixar os níveis de colesterol. No entanto, é sempre recomendado consultar um médico sobre o consumo de amêndoas caso esteja tomando medicamentos para afinar o sangue.

Canela:

A canela é uma especiaria que, na verdade, a sua parte comestível é a casca da árvore, usada para dar sabor a uma ampla variedade de alimentos. Ela é muito conhecida entre os alimentos anticoagulantes. Seu médico pode aconselhar o uso da canela sob certas circunstâncias. No entanto, é importante saber que o consumo prolongado é conhecido por danificar o fígado.

Pimenta Caiena:

A pimenta caiena é usada para dar sabor a alimentos que vão desde a pizza até o ale. No entanto, é a natureza dessa especiaria tão popular que a destaca como benéfica para a saúde, já que ela é rica em salicilatos, que têm um efeito de afinamento do sangue que impede a coagulação.

Gengibre:

O gengibre é rico em salicilato, muito conhecido por ser um agente anticoagulante e afinador do sangue. Estudos da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, mostraram que o gengibre pode prevenir ou reduzir a coagulação do sangue. Esta pesquisa está em estágio preliminar, no entanto, o gengibre é recomendado como uma medida de prevenção contra o bloqueio dos vasos sanguíneos, que na maioria das vezes leva a ataques cardíacos e derrames.

Alho:

O alho é um tempero muito popular, utilizado para dar sabor a uma grande variedade de alimentos. No entanto, ele também serve para reduzir de maneira efetiva a pressão arterial e problemas com as plaquetas, resultando em uma melhor circulação sanguínea. A forma correta de consumo do alho é esmagado e deixado em repouso por 15 minutos antes de ser ingerido.

Azeite:

O azeite é considerado um dos óleos comestíveis mais saudáveis por várias razões, e suas propriedades anticoagulantes previnem a coagulação sanguínea, controlam os níveis de colesterol e fazem desse óleo um ótimo complemento alimentar e grande aliado para melhorar a saúde cardíaca.

Limão:

O limão é considerado um anticoagulante natural por seu poder regulador anti-hemorrágico. Ele também apresenta propriedades anticoagulantes. Além disso, o limão é uma excelente fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

É importante ressaltar que alguns alimentos ricos em vitamina K reduzem a ação de certos anticoagulantes. Portanto, deve-se tomar cuidado no seu consumo. Exemplos desses alimentos são os vegetais verde-escuros e folhosos, como espinafre, couve, alface, além de repolho, brócolis e couve-flor. Isso ocorre porque a função mais conhecida da vitamina K está relacionada à sua ação no processo de coagulação sanguínea.

É sempre recomendado consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer dieta ou consumo de alimentos com propriedades anticoagulantes, especialmente se você estiver tomando medicamentos anticoagulantes ou outros tipos de medicamentos.

Espero que você tenha gostado deste artigo explorando os alimentos anticoagulantes e seus benefícios para a saúde. Lembrando que a adoção de uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos também são essenciais para garantir uma boa saúde.

Fonte: VEJA OS ANTICOAGULANTES NATURAIS! CUIDADO COM A VITAMINA K! por Lisa Santos Terapeuta Naturalista