Pular para o conteúdo

Remédios eficazes para alívio da dor causada por cálculo renal


Olá, eu sou o doutor Tiago, médico urologista aqui em São Paulo. Imagine aquele dia em que você trabalha o dia inteiro, chega em casa à tarde, come alguma coisa ali, esquenta uma coisa que estava tão cansado que nem quis fazer nada para comer, deita e dorme. Às três da manhã começa uma dor insuportável nas suas costas na região forte aqui de cima, uma cólica extremamente forte que se estendia para a região da frente da barriga. Parece que alguém tá apertando você por dentro. Você ainda meio com sono, ainda não sem enxergar direito, vai lá, levanta, pega o primeiro remedio que vem na frente, que geralmente é um Buscopan, toma e tenta deitar de novo. E nada dessa dormir, melhorar. Trinta minutos depois a dor, na verdade, tá pior. E aí que você decide ir pro hospital.
Chegando no hospital, todo mundo tá jogando contra, né. Tem que passar na triagem, passar com o enfermeiro, passar com abrir a ficha, esperar ser chamado, uma hora depois.
Enfim, você consegue estar tomando a sua medicação. E aí sim a dor começa a aliviar um pouquinho. Essa é história clássica de uma crise de cólica renal. Será que dava pra ter tomado alguma coisa em casa e evitado procurar um pronto-socorro? Será que o Buscopan é o melhor remédio que funciona?
Os últimos trabalhos já mostraram que, na verdade, o Buscopan não é um bom remédio para crise de cólica renal. O princípio ativo do Buscopan, o hioscina, não tem ação efetiva no controle da dor nesse tipo de situação. Os estudos mostram que, para alívio da cólica renal, o melhor remédio são os anti-inflamatórios. Dentre eles, os principais e mais estudados são três: o diclofenaco, o ibuprofeno e o cetorolaco.
Esses três anti-inflamatórios são os que têm melhor efeito analgésico numa crise de cólica renal. Quando a gente pega o paciente com cólica renal, geralmente a gente faz uma associação de medicações. A gente começa com um anti-inflamatório e, geralmente, com uma dipirona ou paracetamol para ter uma somatória de efeito. Esse tipo de prática é conhecido como analgesia escalonada. O nome disso é importante porque o efeito de um soma-se com o outro. Então, você potencializa um remédio com a ação do outro.
Teve um trabalho que saiu no ano passado (2021), em que os pacientes foram divididos em dois grupos. Um paciente recebeu placebo e, no outro, recebeu uma infusão contínua de Buscopan. Esse trabalho mostrou que não houve diferença nenhuma entre os pacientes que receberam placebo. Ou seja, na época, eles usaram apenas o livro. Os pacientes que receberam Buscopan na veia parecem não ter tido diferença nenhuma dos que usaram placebo.
Sendo assim, se mesmo assim, mesmo usando Dipirona ou Paracetamol junto com o Cetoprofeno, você não melhorar, aí sim você deve entrar com os derivados de opioide para controlar a dor. Portanto, a gente sempre começa com anti-inflamatório; mas, se o analgésico simples não resolveu, a gente usa os derivados de opioide. Não se auto-medique durante uma crise de cólica renal. É muito importante fazer a avaliação dos outros fatores, como febre, alteração na função dos rins, para saber se você não tem uma urgência de tirar a pedra.
Procure um médico para avaliação e não vá fazer uma automedicação.
Eu queria te convidar a entrar no grupo no Telegram que criei para pessoas que sofrem com pedra nos rins. Lá podemos trocar experiências para esclarecer eventuais dúvidas e acabar com algumas fake news.
Se você tem pedra nos rins ou conhece alguém que tem, clica ali embaixo na descrição e conversa com a gente. Compartilha sua experiência que com certeza você vai ajudar muita gente.
Se você ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários que eu respondo para você. Além disso, tem dois vídeos que podem te ajudar: quando se deve operar um cálculo renal e como é o uso do cateter duplo J.
Eu sou Doutor Tiago e até o próximo.
Fonte: MELHOR Remédio para a Dor de Cálculo Renal? por Dr. Tiago Guirro – Urologista