Pular para o conteúdo

Cisto hemorrágico: perigos e sintomas

Olá pessoal, tudo bom? Michel Palito aqui!

No vídeo de hoje, vamos falar sobre cistos hemorrágicos no ovário. Isso é algo muito comum no meu dia a dia, já que recebo muitas pacientes que vão fazer ultrassom transvaginal ou votação pélvica porque estão sentindo uma dor no pé da barriga e a barriga estufada. Normalmente, no meio do ciclo menstrual, quando chegam para fazer o ultrassom, apresentam um cisto hemorrágico ou muitas vezes descobrem em um exame de rotina.

Essa conversa é para esclarecer e tirar todas as suas dúvidas sobre o que é de fato o cisto hemorrágico.

Para começar a falar sobre cistos hemorrágicos, é importante que você entenda que toda mulher tem seu útero, seus dois ovários e suas duas trompas. Todo mês, a mulher ovula no meio do seu ciclo (mais ou menos no 14º dia). Se ela não estiver tomando anticoncepcional, terá o seu ciclo menstrual e reprodutivo completamente normal. Todo mês, o óvulo sairá do ovário para a trompa, para esperar pelo espermatozoide e tentar engravidar. Isso faz parte do ciclo reprodutivo da mulher.

Às vezes, pode acontecer de, no momento da saída desse óvulo, ocorrer um pequeno sangramento no local onde ele estava no ovário. Esse pequeno sangramento pode acumular em um pequeno coágulo dentro do ovário – algo que chamamos de cisto hemorrágico. Portanto, o cisto hemorrágico não é uma hemorragia dentro da mulher. Toda vez que a mulher vai fazer ultrassom, pode acontecer isso, mas não há necessidade de preocupação.

Todo mundo recebe essa palavra, cisto hemorrágico, no laudo do ultrassom. Mas não é um tumor e não é necessário fazer cirurgia. É um processo natural da mulher. Se você não estava sentindo nada e descobriu o cisto em um ultrassom, não é preciso fazer nada. Esse sangue será absorvido pelo teu próprio corpo.

No entanto, se você estava sentindo dor, é necessário tomar algum anti-inflamatório como ibuprofeno, nimesulida, etc. O médico vai prescrever a dose correta e o tempo que deve tomar para amenizar os sintomas. Não se preocupe: o cisto é absorvido naturalmente pelo teu corpo.

Existe uma situação muito rara em que o cisto hemorrágico pode se romper e sangrar para dentro da cavidade. É uma situação muito inusitada, mas pode acontecer. Quando isso acontece, é uma urgência e é necessário fazer cirurgia.

Na imagem do ultrassom, o cisto hemorrágico é uma bolinha que tem um líquido dentro, como um ovo. Não é um tumor e não precisa ser retirado. Portanto, se o médico propuser cirurgia, tenha cautela e procure outro profissional para se certificar. É importante que o médico explique o que você tem e ajude no exame. Ele deve ser um aliado, não um motivo de preocupação.

Gostou desse vídeo? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos. Até o próximo vídeo!

Fonte: CISTO HEMORRÁGICO É PERIGOSO // Dr. Michel Palheta por Michel Palheta