Pular para o conteúdo

Vitamina D para prevenir e tratar tontura.


Olá pessoal, tudo bem?
Nesse vídeo vamos falar sobre a doença Vertigem Posicional Paroxística Benigna, que é uma das doenças do labirinto mais comuns. O labirinto é responsável pela audição e pelo equilíbrio, e está localizado no ouvido interno.
A Vertigem Posicional afeta 2,4% da população em geral, e as pessoas que têm esse problema se referem a ela de diferentes maneiras. Algumas dizem que estão com tontura, outras dizem que estão com ponteiras, outras dizem que é como labirintite, e outras ainda dizem que estão com Vertigem. Nessa doença, as pessoas sentem que tudo está rodando, e isso geralmente dura menos de minutos. A sensação de que tudo está rodando é desencadeada por um movimento brusco da cabeça, seja ao se abaixar, ao levantar da cama, ao inclinar o corpo para trás ou inclinar o corpo para frente. Geralmente, essa sensação é intensa e acompanhada por náuseas.
Tradicionalmente, essa doença era tratada no consultório médico com a manobra de Epley, que é realizada pelo médico de acordo com diretrizes médicas. Com consensos médicos, não está indicado o uso de medicamentos para tratar essa doença, mas muitos pacientes acabam recebendo medicações para tratar esse problema.
O que tem sido observado ultimamente é que pessoas com essa doença com a Vertigem Posicional que recebem suplementação de vitamina D têm uma redução das crises dessa doença. Um estudo realizado mostrou que pessoas que tinham a Vertigem Posicional e tinham um nível de vitamina D no sangue menor do que 20 ng/mL e que foram submetidos ao tratamento convencional com a manobra de Epley, mas com suplementação de vitamina D, fizeram uma redução das crises bem mais significativa do que aquelas pessoas que receberam apenas o tratamento tradicional para manobra de Epley.
O objetivo da suplementação de vitamina D nesse estudo do Irã era que os níveis dessa vitamina no sangue ficassem maiores do que 30 ng/mL. De acordo com os autores, quando os níveis estão maiores do que 30, existe uma redução importante das crises.
Sugerimos que se você tem essa doença, ou se você tem tonturas, Vertigem ou labirintite (dependendo do modo como você chama), e ainda não foi diagnosticado, converse com seu médico para analisar se você tem ou não a Vertigem Posicional. Nesse caso, é interessante realizar uma dosagem de vitamina D no seu sangue para saber se a sua vitamina está baixa. Nesse caso, uma suplementação terá uma boa possibilidade de causar uma boa melhora na sua doença.
Tentando que nem todos os casos de tonturas melhoram com a suplementação de vitamina D, e o seu médico deve decidir se você deve ou não realizar a suplementação.
Se vocês vão se inscrever aqui no canal, aproveite para se inscrever. Ative o sininho para receber as notificações. Convidamos também a deixar um joinha aqui no vídeo, compartilhar esse vídeo com as outras pessoas. O que você achou dessas informações? Deixe aqui abaixo um comentário e também faça uma pergunta se tiver dúvida em relação a alguma das coisas que nós comentamos aqui.
Desejamos a todos vocês uma excelente saúde! Fique bem, fique com Deus, até o nosso próximo vídeo, pessoal. Tchau.
Fonte: Vitamina D e Tontura (Labirintite/Vertigem/Tonteira) por Dr. Charles Genehr