Pular para o conteúdo

Tudo Sobre Cateterismo Cardíaco: Tipos, Indicações e Procedimentos Parte 1

Olá, tudo bem? Eu sou o Doutor Juliano, um médico cardiologista intervencionista.

Esse vídeo agora vai se dividir em duas partes com relação a explicação a respeito de exame chamado cateterismo cardíaco e o cateterismo cardíaco em geral. Ele é destinado aos pacientes que vêm encaminhados já com diagnóstico ou com suspeita diagnóstico de doença coronariana obstrutiva. Em geral, são pacientes que são aguardados pelo cardiologista ou pelo clínico, com dor precordial II, realizam exames complementares, como um teste ergométrico que mostra a alteração isquêmica ou uma cintilografia que vai mostrar a alteração de perfusão, uma angiotomografia que vai mostrar pela angiografia onde existe a lesão e pode ser moderado ou grave, dependendo do grau e alguns outros casos que podem ser indicados para caracterizar quando existe suspeita de coronariopatia em pacientes com disfunção ventricular, pacientes valvulares que vão ser submetidos a cirurgias. O encaminhamento do médico cardiologista para o exame diagnóstico é um cateterismo.

Esse exame é feito então para diagnosticar e ver através da cineangiocoronariografia com o contraste o grau de obstrução que se tem suspeita e é um exame específico, considerado o padrão e por isso que ele é o exame final para o diagnóstico e ele utiliza contraste iodado. Então pacientes devem tomar cuidado, pacientes com alergia ao iodo, alergia a peixe, camarão, geralmente têm relação com alergia ao iodo. Esses pacientes com alergia e outras formas podem ser submetidos ao cateterismo desde que feito um preparo geral que pode ser de 2 até 3 dias antes e continua o preparo, mas hoje em dia existem meios de contraste para qual se faz angiografia das artérias em que esse contrast é de baixo peso e baixo peso molecular e geralmente se utiliza baixo peso molecular para pacientes renais e os pacientes alérgicos ao iodo.

É contra outro cuidado que tem que ter em relação ao paciente submetido ao cateterismo é pacientes renais que têm níveis de creatinina que a gente considera abaixo de 60 ou em alguns casos que tenham corrente consideram creatininas 1.4 esses pacientes devem ser submetidos ao preparo renal. Em geral, se interna um dia antes, faz-se hidratação um ml que não hora durante pelo menos 12 horas. Existem protocolos que se fazem preparo com soro glicosado com bicarbonato seis horas antes do procedimento, mas é necessário hidratação prévia.

Cuidados exame cateterismo: ele pode ser feito pela região radial ou pela região da virilha através do acesso femoral. Bom, então, não não se faz forte, você faça uma punção com agulha e faz o acesso da artéria, se você mora ou radial em alguns casos se utiliza braquial ainda hoje. E vai até o coração na altura das flores coração, basicamente em duas duas importantes coordenadas, pela esquerda e com a direita pode se faz injeção em diferentes projeções pra sustentar detectar da melhor forma a se houver alguma lesão. O sítio diagnóstico aí se planeja com era forma de tratamento se analisa a união e pode ser feito longe o plástico Stent ou em alguns casos com múltiplas lesões, eu posso botar pelo tratamento cirúrgico, outros a frequenta mamária.

É bom contra outra observação importante que o caracteriza e o exame diagnóstico. Às vezes o paciente ele perguntar que eu tô cheio, já vai tratar. Não, ele nem se faz no diagnóstico deste fica essa visão e aí depois se programa um tratamento que pode ou não ser insiste, um cirurgia vai depender com a discussão com seu cardiologista clínico.

Essa é a parte 1 da explicação do cateterismo. Na parte 2, vou explicar um pouco mais com relação às imagens e as coronárias que podem ser visualizadas. Muito obrigado.

Fonte: Cateterismo Cardiaco – Parte 1 por Dr. Juliano Slhessarenko