Pular para o conteúdo

Cateterismo Cardíaco: Entenda como é feito e suas indicações – Dr. Pedro Lemos.

Cateterismo Cardíaco: um exame minimamente invasivo

Olá, meu nome é Dr. Pedro Lemos e hoje vamos conversar sobre o Cateterismo Cardíaco, um exame diagnóstico minimamente invasivo que gera muita dúvida e curiosidade. Esse exame utiliza uma sonda, uma pequena sonda que é introduzida através dos vasos sanguíneos, artérias ou veias, até o coração, permitindo realizar filmagens e medir a pressão e a oxigenação para detectar se existe algum problema em diversas estruturas, como válvulas, coronárias e funcionamento do músculo cardíaco.

O Cateterismo Cardíaco pode ser realizado em praticamente todos os tipos de problemas cardíacos. A maior parte das vezes, quando uma pessoa diz que precisa fazer um Cateterismo Cardíaco, se refere ao exame mais comum para ver as coronárias, as artérias do coração. Essas artérias podem causar infarto e dar angina, por isso, em 80% das vezes que é recomendado o Cateterismo Cardíaco, é para dar uma olhada nessas artérias.

Não existe uma idade mínima ou máxima para fazer o Cateterismo Cardíaco. Depende do tipo de patologia e do tipo de acometimento que a pessoa tem. É um procedimento hospitalar realizado com segurança e, para sua boa execução, é necessário um jejum e a suspensão de algumas medicações, o que deve ser feito com orientação médica. Os diabéticos e aqueles que usam anticoagulantes também devem perguntar ao seu médico a melhor maneira de se preparar para o exame.

O Cateterismo Cardíaco é feito com cateteres, sondas finas introduzidas nos vasos sanguíneos. Esses cateteres têm cerca de 2 milímetros de diâmetro, e a pessoa não sente nada. Através da sondagem dentro do coração, o exame é indolor, e pode ser feito com a utilização de contraste, medida de pressão, medida de oxigenação ou a combinação de todas essas opções. É um exame relativamente rápido, com duração em torno de 30 minutos.

A preparação para o Cateterismo Cardíaco depende de que tipo de situação clínica e de que tipo de estudo será feito. Por exemplo, em situações de emergência, em que o Cateterismo Cardíaco é recomendado imediatamente, a demora pode ser maior ou menor dependendo da necessidade. Quando é utilizado para examinar as coronárias, ele utiliza um contraste de iodo, que pode afetar os rins ou causar alergias.

Depois do período de repouso, que varia de duas a seis horas, a pessoa pode ir para casa. Os cuidados são fundamentaismente locais, e é muito importante que a pessoa leve o resultado do Cateterismo Cardíaco para o seu médico, para que este realize uma análise junto com outros elementos químicos e defina a melhor conduta. O Cateterismo Cardíaco é extremamente seguro, com um risco menor do que meio por cento.

Espero que este vídeo tenha ajudado a esclarecer o que é o Cateterismo Cardíaco e como ele funciona. Fiquem ligados, em breve serão postados mais vídeos sobre os procedimentos da cardiologia intervencionista.

Fonte: O que é cateterismo cardíaco? – Dr. Pedro Lemos explica. por TV SBHCI