Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre a desidratação de álcoois.


Oi oi, sou Professor Batatas, o professor de química, e hoje vou falar sobre as reações orgânicas de desidratação de álcool. A palavra desidratação significa tirar água, e como podemos fazer isso? Usamos um desidratante, e um dos desidratantes mais conhecidos é o ácido sulfúrico, H2SO4. O ácido sulfúrico, com suas propriedades desidratantes, pode promover dois tipos de desidratação: a intermolecular e a intramolecular.
Na desidratação intermolecular, as moléculas são separadas. A água é retirada, e o produto que sobra é o éter etílico, também conhecido como etóxietano. No comércio, é chamado de “So sulfúrico”, apesar de não ter nada de enxofre em sua composição. Para realizar a desidratação, usamos o ácido sulfúrico.
Já na desidratação intramolecular, a mesma molécula sofre a perda de água. Também usamos o ácido sulfúrico nesse tipo de desidratação. O produto dessa reação será a perda de água. A temperatura é um fator importante nesses dois tipos de desidratação. Na intermolecular, a temperatura é menor, enquanto na intramolecular, é maior.
Quando temos um composto com hidrogênio em duas posições diferentes, podemos ter duas possibilidades de reação. A utilização da regra de saída CEF (hidrogênio de carbono vizinho menos hidrogenado) nos ajuda a determinar qual produto será formado. É importante saber que desidratação intramolecular segue essa regra.
Espero ter ajudado a entender um pouco mais sobre desidratação de álcool. Obrigado por ler até aqui.
Fonte: Desidratação de álcoois por Evolucional