Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre intoxicação alimentar

Diferença entre infecção e intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar e a infecção alimentar são termos muitas vezes usados como sinônimos, mas existem diferenças. A intoxicação nem sempre é secundária à presença de algum agente infeccioso, enquanto na infecção sempre há uma bactéria ou protozoário provocando os sintomas.

Qualquer tipo de alimento pode levar a uma reação adversa, não necessariamente um processo infeccioso. Intolerância e alergias alimentares também podem ser diagnosticadas como intoxicações alimentares de forma errada. É necessário procurar ajuda médica.

É importante que todo paciente que tem vômito e diarreia importante procure atendimento médico. Sintomas como desidratação, aceleração da partida do coração, fezes com sangue, muita dor abdominal e febre alta são motivos que fazem o paciente procurar atendimento médico um pouco mais precoce. Especialmente se o paciente é um imunossuprimido, idoso ou criança muito pequena, a procura por atendimento médico deve ser mais precoce, pois as chances de complicações também são maiores.

Alimentos que mais causam problemas

Qualquer alimento mal conservado ou contaminado pode levar a uma série de sintomas e sinais quando ingerido. Deve-se ter especial atenção para alimentos consumidos crus, mal conservados ou muito manipulados. É melhor consumir uma fruta inteira do que uma salada de frutas em que várias pessoas manusearam o alimento.

Alimentos consumidos no verão exigem cuidado adicional, especialmente carnes, ovos e frutos do mar, pois são alimentos que deterioram com razoável rapidez.

O que comer quando estiver com intoxicação

O ideal é que se coma o que se está habituado a comer. Mas, quando há diarreia, é mais importante que se evite ingerir mais leite e derivados e alimentos muito ricos em cafeína, como café e chocolate, pois a cafeína pode estimular o funcionamento do intestino e piorar os sintomas.

É importante se hidratar de maneira adequada, usando água de coco, isotônicos ou sucos naturais, desde que se evite sucos de frutas industrializados, especialmente os de maçã e uva, que são muito ricos em determinadas substâncias que podem acentuar a diarreia.

Evite alimentos muito gordurosos e pesados que podem acentuar o desconforto provocado pela intoxicação.

Outros sintomas que podem estar associados são náuseas e vômitos.

  • Atenção:

Fonte
Intoxicação alimentar em 4 perguntas | Ricardo Barbuti por Drauzio Varella