Pular para o conteúdo

Tratamentos para epilepsia: opções e informações – Saúde em Foco.

Tratamento da Epilepsia: Como ter uma vida normal convivendo com a doença

O objetivo do tratamento da epilepsia é permitir que o paciente tenha uma vida normal, apesar da condição crônica. No entanto, isso nem sempre é fácil, especialmente para pacientes recém-diagnosticados. No início do tratamento para a epilepsia, é comum que os médicos peçam alguns cuidados para evitar crises e garantir a segurança do paciente. Como, por exemplo, não fazer atividades sozinho, como entrar em piscinas ou dirigir, pois as crises podem acontecer a qualquer momento e colocar a vida em risco.

Os médicos também pedem que o paciente preste atenção ao seu dia a dia e evite situações de risco, como tomar medicamentos sedativos antes de levantar da cama ou dirigir. Alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais desagradáveis, maiores do que os efeitos positivos, e isso pode levar à troca de remédio. Felizmente, há uma grande variedade de medicamentos disponíveis no mercado atualmente.

Depois que o paciente tem sua epilepsia controlada, é possível levar uma vida normal, seguindo algumas regras simples, como dormir bem, alimentar-se adequadamente, evitar o consumo de álcool e não deixar o jejum prolongado. A ideia é manter uma boa qualidade de vida e ficar de olho nos cuidados necessários.

O tratamento da epilepsia envolve algumas mudanças de estilo de vida, como a adoção de uma alimentação saudável, bem como o uso de medicamentos. Existem produtos mais antigos, com até 50 ou 60 anos de uso, e outros mais modernos. A escolha dependerá das necessidades individuais de cada paciente, bem como do tipo de epilepsia e de suas sensibilidades.

Por fim, existem alguns casos em que o tratamento cirúrgico é possível ou pode ser considerado curativo. Por exemplo, em caso de lesões cerebrais que provoquem a epilepsia, é possível retirá-las e garantir uma redução drástica, ou até a completa cura, das crises epilépticas. Embora não seja uma solução para todos os casos, a cirurgia pode ser uma opção para fazer frente à epilepsia.

Em resumo, é possível ter uma vida normal com epilepsia. Com cuidados básicos, mudanças no estilo de vida e, quando necessário, o uso de medicamentos ou tratamento cirúrgico, é possível controlar as crises e levar uma vida normal e saudável.

Fonte: Epilepsia | Tratamentos por Hcor