Pular para o conteúdo

Tratamentos Caseiros para Psoríase – Guia Completo e Dicas Eficazes

A psoríase é um problema de pele comum, que, apesar de não ser bonito de se ver, não é contagiosa. Mesmo que afete pessoas da mesma família. Isso é porque tem base genética. Normalmente, passa de pai para filho, mas ela pode se manifestar pela primeira vez em qualquer fase da vida. Infância, adolescência ou na idade adulta. E não tem que ter um motivo, embora seja muito comum aparecer depois de uma situação traumática, tipo a perda de alguém querido, ou um acidente, mas a psoríase sempre existiu, ela só estava adormecida, e para muita gente ela pode nem nunca se manifestar mesmo tendo pais ou irmãos com essa doença.

Então, aqui vão algumas dicas super legais do que você pode fazer em casa pra se sentir muito melhor, aliviar a irritação, a coceira e a vermelhidão da pele.

  • No caso de você ter o tipo mais comum, que é a psoríase em placas, que aparecem no cotovelo, no joelho ou nos genitais, além do tratamento médico você deve:
    • Tomar banho com água sempre o mais fria possível, porque a água quente irrita a pele e piora as lesões.
    • Também deve tomar sol antes das 8h da manhã e depois das 4h da tarde, ou então fazer um tratamento chamado fototerapia.
    • Mergulhar no mar também é super legal. Essa água tem íons e sais de que aceleram a recuperação das lesões.
    • Uma outra dica bem legal é deixar os peixinhos “garra rufa” comerem as pelinhas soltas das lesões. E ter sempre água termal e óleo mineral na bolsa. É bem legal passar nas lesões, pra não para não deixar que elas abram e sangrem, principalmente, se for no cotovelo ou no joelho.
    • Esse tipo de psoríase, em placas, deve melhorar entre 4 a 6 semanas com o tratamento.
  • Se a sua psoríase for na unha, uma solução natural pode ser passar um gel com bastante aloe vera e usar sempre luvas quando for lavar a louça ou limpar o quintal, para não tocar nos produtos químicos.
  • Para o couro cabeludo, use um shampoo que contenha coaltar ou ácido salicílico, pra eliminar aquelas escamas, ou então pomada ou loções com betametasona. Mas é o dermatologista que vai decidir se vai usar esse, ou um outro esquema pra você ficar melhor rapidinho.

E com relação à alimentação, você deve evitar todo tipo de alimento enlatado, embutido, com muito conservante, condimento, todas as fontes de cafeína como o café, chá-preto, chimarrão, chocolate e todas as pimentas. PROIBIDO! Mas se você gosta de agrião aqui vai uma ótima dica: uma deliciosa salada de agrião que é quase milagrosa e controla muito bem a psoríase. Você só vai precisar de agrião, alface, tomate, cebola, queijo, e pra temperar: azeite, limão e orégano.

Porque o segredo da alimentação pra psoríase é apostar nos alimentos antioxidantes porque eles previnem o surgimento das lesões, e favorecem a resposta do seu corpo ao tratamento nos momentos de crise. Então você vai ter que apostar em: ervas aromáticas tipo alho, cúrcuma, curry, e cebola para temperar as refeições, sabe? Peixes ricos em Ômega 3, como: atum, sardinha, salmão. Agora uma opção vegetariana super rica em Ômega 3 pode ser: o abacate, a linhaça, a chia, as sementes de gergelim e também os vegetais, como: brócolis, couve-flor, repolho, gengibre. O óleo de coco e o azeite completam aío rol de alimentos antioxidantes que te ajudam a controlar a psoríase. Mas só usa pra temperar!

Pra saber se é mesmo psoríase, o dermatologista vai confirmar raspando a pele, com um instrumento próprio, que vai descamar e evidenciar umas gotinhas de sangue que são características dessa doença, porque é só assim que se determina o diagnóstico. Por isso, se você está suspeitando que tem psoríase, ou alguém que você conhece está com psoríase, fica de olho nos sintomas e vá ao dermatologista, porque ele é a pessoa mais indicada pra te dizer o que fazer e se realmente é psoríase.

Agora, pra prevenir a psoríase de voltar, evite o stress e opte por atividades relaxantes. Tipo yoga, meditação, ou pilates, também. Mas além disso, você tem que evitar as queimaduras solares. Por isso, nada de esturricar no sol, hein? E o frio extremo também não é legal. Por isso não dá para tirar férias no pólo norte. O cigarro e o álcool também não são bem-vindos. Mas, além de tudo isso, uma alimentação saudável e atividade física regular mantém a sua saúde em dia e evitam infecções como gripes e resfriados, que também podem piorar a psoríase. Emagrecer pode ser uma estratégia, principalmente no caso da psoríase invertida.

Se você gostou dessas dicas, fala com a gente. Não esquece de dar um like e compartilhar com todo mundo. E abraça, porque a psoríase não pega!

Fonte: PSORÍASE | Tratamentos Caseiros por Tua Saúde