Pular para o conteúdo

Tratamento para cães e gatos com dor e inflamação: Meloxicam.

Meloxicam – Informações

Nesse vídeo nós vamos falar um pouco sobre o Meloxicam.

O Meloxicam é um anti-inflamatório. O nome do princípio ativo é Meloxicam, e existem diversos laboratórios que produzem produtos com Meloxicam, como Maxicam, Meloxicam New, Mês Vert, entre outros. O princípio ativo é o mesmo, mas cada fabricante tem um nome comercial diferente.

O Meloxicam é o anti-inflamatório não esteroide mais usado na veterinária, sendo considerado um dos mais baratos e seguros. Por isso, quase todos os veterinários vão usá-lo em casos simples, como animais que tiveram uma batida na perna, uma distensão, um pós-cirúrgico mais simples, castração ou problemas que envolvem cicatrização ou inflamação.

Ele é indicado para casos mais agudos, podendo ser usado em casos crônicos, mas é mais comum utilizá-lo para casos agudos que precisam de uma medicação de 5 a no máximo 15 dias. Não há recomendação de uso por mais de 15 dias, pois ele pode causar uma alteração de gastrite. Se o animal começa a usá-lo por muito tempo (mais de 15 dias), pode começar a apresentar vômitos, diarreia e, se não for tratado, pode virar uma gastrite ou úlcera.

O Meloxicam tem várias apresentações, sendo a maioria deles de 0,5mg. Animais bem pequenininhos normalmente usam 0,5mg, enquanto alguns têm de 1mg, 2mg, 3mg ou 4mg. A diferenciação ajuda a facilitar a dose.

A recomendação de uso é de uma vez por dia, a cada 24 horas. Ele começa a agir em cerca de sete horas, diminuindo a inflamação e a dor. Com 7 a 12 horas, o animal já começa a se sentir melhor.

O Meloxicam tem efeito analgésico, o que ajuda a diminuir a dor e a inflamação com apenas um remédio.

Fonte
133 | TRATAMENTO PARA CACHORRO E GATO COM DOR E INFLAMAÇÃO – MELOXICAM por Emporio das Patas