Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para miomas: opções e informações

Esse vídeo do Saúde da Mulher com Dra. Laura Lúcia é sobre os tratamentos que existem para os miomas.

Para quem ainda não sabe, mioma é um nódulo benigno do útero que pode ocorrer em cerca de 50% das mulheres, geralmente após os 40 anos, mas mulheres mais jovens também podem ser afetadas.

O mioma pode ser classificado de acordo com sua localização em subseroso (parte externa do útero), intramural (meio do músculo uterino) e submucoso (localizado na parte mais interna do útero em contato com o endométrio).

O tratamento dos miomas é individualizado e leva em consideração uma série de fatores, como sintomas, idade, tamanho, localização dos miomas, tratamentos anteriores, desejo de engravidar ou preservar o útero, coexistência de outras doenças, entre outros.

Quando a paciente é assintomática e o mioma é pequeno, o controle com ultrassom anual e visitas regulares ao ginecologista podem ser suficientes. Mas se os miomas estão crescendo e os sintomas aparecendo (dor, sangramento, etc.), pode haver a necessidade de tratamento clínico ou cirúrgico.

Os tratamentos clínicos incluem o uso de medicamentos (anticoncepcionais, antifibrinolíticos, anti-inflamatórios não hormonais), hormônios (Mirena, análogos de GnRH) e embolização das artérias uterinas.

Os tratamentos cirúrgicos incluem a retirada somente do mioma (miomectomia) ou a retirada do útero (histerectomia). A cirurgia pode ser feita por laparotomia (cirurgia aberta), laparoscopia (pela câmera) ou via vaginal.

Também existe uma técnica de miólise por ultrassom de alta intensidade que pode fragmentar o mioma. No entanto, a escolha do tratamento vai depender de cada caso e do diálogo entre a paciente e o ginecologista.

Por isso, é importante não sair da consulta com dúvidas e ter um bom relacionamento com o ginecologista para que possam escolher juntos o melhor tratamento.

Fonte: Tratamento dos Miomas por Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia