Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para evitar enjoo ao andar de carro


Se você sente enjoo dentro do carro, ônibus ou avião, então esse vídeo é para você!

Confira essas dicas que eu separei para te ajudar:

Olá pessoal, sou o doutor Saulo, médico neurologista especializado em tontura, vertigem, as rugas, labirintites.

Não conhece o nosso canal ainda? Não esquece de seguir, deixe seu comentário, deixa seu like que ajuda muito canal e olha só, toca a sinetinha para receber as notificações.

Muita gente reclama que sente enjoo dentro de veículos, enjoo dentro do carro, dentro do ônibus, metrô, avião e o clássico né, barco, quando faz um cruzeiro, alguma coisa assim. Mas existem outras funções também, olha só, tontura, por exemplo, para usar o óculos de realidade virtual que está super na moda hoje em dia, ou então para usar o óculos 3d dentro do cinema ou para andar no parque de diversões. Então, muita gente tem essa sensação de enjoo, de tontura, ficar mareado quando dentro desses veículos.

E isso acaba levando um prejuízo da qualidade de vida. Eles me perguntam, e aí doutor, o que que dá para fazer? Pois olha só, separei aqui para vocês um artifício mnemônico com dicas para você conseguir lidar melhor, tentar minimizar a sensação de cinetose. E no final, a gente vai falar de tratamento medicamentoso, de remédio. Existe remédio para cinetose, existe. Eu vou comentar no final. Fica aí. Eu não vou explicar agora porque a cinetose acontece. Vou deixar isso para o final.

Quero te dar agora dicas comportamentais para conseguir lidar com cinetose, quem sabe diminuir muito ela para ela não te incomodar. E se isso não der jeito, no final a gente vai falar de remédio.

Eu gosto muito também do nome em inglês da cinetose, motion sickness (doença do movimento). Acaba fazendo mais sentido, né?

Vamos usar um artifício mnemônico com a palavra cinetose:

  • C: converse com seu motorista – Converse com ele, explique que você sente cinetose e peça para não fazer movimentos bruscos ou alterações de velocidade;
  • I: não foque nas paisagens próximas do veículo – Não fique olhando para as árvores, placas ou pessoas na calçada. Olhe sempre para o horizonte ou evite olhar pela janela;
  • N: não use o celular ou leitura – Evite usar o celular ou tentar ler uma revista ou jornal;
  • E: abra um pouquinho a janela – Se você sentir calor dentro do veículo, abra um pouco a janela para ter mais ventilação;
  • T: evite cheiros fortes dentro do carro – Não use produtos de limpeza com cheiro forte ou desodorizador de ar. Evite esse tipo de cheiro dentro do carro;
  • O: sente no local correto – Se você está em um carro, tente sentar no banco da frente. Se estiver em um ônibus, sente no meio dele. Evite ficar em cima das rodas;
  • S: sente-se virado para a frente – Se estiver em um trem ou metrô, evite sentar de costas para o movimento;
  • E: evite comer logo antes da viagem – Não ingira alimentos pesados antes de entrar em um veículo. Se você comeu, beba bastante água;

Se mesmo assim você sente cinetose, é um incômodo para sua vida, vamos falar agora de medicação.

Para falar de tratamento, vai depender muito da frequência que você pega um veículo. Uma coisa é uma pessoa que faz um cruzeiro uma vez por ano, outra coisa é uma pessoa que vai ter interior visitar os pais no passageiro uma duas vezes no mês. Outra coisa também diferente é alguém que pega metrô uma hora por dia ou um ônibus uma hora por dia para ir. Então, qual é a frequência que você sente a cinetose? Que você tem que andar de veículos? É esporádico, de vez em quando, ou é frequente, quase todos os dias?

A primeira linha de tratamento são os remédios que você pode tomar antes de entrar no veículo, por exemplo. Uma hora, 40 minutos antes, eu tomo lá um remedinho. Qual o remédio que o seu médico te indicar, não se automedique jamais. A gente tem muitos remédios com esse intuito, por exemplo, dramin, plasil, meclin, vonau, amplictil, Buscopan, entre outros. Qual que é o certo para você? Aquele que o seu médico te indicar.

Mas se mesmo assim você faz tudo isso e ainda cinetose é um incômodo para sua vida, vamos falar agora de tratamentos preventivos, medicação que você vai usar todos os dias para evitar que a cinetose aconteça.

Meio que você vai na raiz do problema. E aqui eu entro um pouquinho a fundo nisso, né? Por que a cinetose acontece?

Pensa que assim, quando eu tô no veículo, eu tenho duas informações que estão indo para o meu cérebro relacionado ao movimento, a imagem, então, tem informação visual das coisas se mexendo, e os labirintos, que são os órgãos vizinhos que captam a aceleração do meu corpo. Isso lá dentro do cérebro está sempre em harmonia, essas informações não brigam, elas estão concordando uma com a outra. Nas pessoas que têm cinetose, por algum motivo misterioso que a gente ainda não entende, essas informações elas entram em conflito, elas brigam lá dentro do cérebro. Então, olho tá falando uma coisa para o cérebro, labirinto tá falando outra, resultado, tontura. Então, se eu entro com capacidade de atuar nesse mecanismo cerebral, eu consigo controlar e evitar de uma forma mais definitiva e permanente a cinetose.

Então, se você sente muito a cinetose, se você tem muito enjoo dentro de veículos e se a frequência que você tem que pegar esses veículos é muito alta, com certeza você tem que procurar um especialista em tontura para resolver esse seu problema, porque tem tratamento. E para você assim que sonha curtir uma Disney, um Beto Carrero World, fica preocupado por conta da cinetose, olha só, dá para dar um jeito, sim, para você conseguir aproveitar, pelo menos em partes, os brinquedos lá e não ficar de fora da diversão.

E olha só esse presente para você: clique aqui para seguir o meu Instagram e essas dicas para lidar com a cinetose. Espero muito que ajude.


Fonte: Evitar enjôo ao andar de carro – Tratamento da CINETOSE | Dr. Tontura por Neurologia e Psiquiatria

Marcações: