Pular para o conteúdo

Dicas para evitar enjoo em cães durante viagens de carro


Anderson, uma beleza! Sejam bem-vindos ao nosso canal Fica do Veterinário, o professor que ajuda jovens a cuidar de seus animais de estimação e faz o nosso canal crescer. Pessoal, esses dias eu comecei a dar uma olhada nas nossas estatísticas do YouTube e reparei que 85% das pessoas que assistem os nossos vídeos não se inscrevem. Então, por favor, ajudem o nosso canal a crescer e cliquem aqui embaixo no botãozinho vermelho e se inscrevam e ativem as notificações. Vocês poderão receber nos próximos dias o que a gente vem postando.
Hoje eu vou comentar a respeito de vômito para cães, mas não vou me ater ao que é muito normal no dia a dia. Vou comentar mais pensando nos votos para aquelas pessoas que gostam de viajar com seus cães. Se você tem costume de viajar com seu cão e ele entra no carro e começa a vomitar, eu vou passar uma super dica para vocês. Então fica com a gente, dá um joinha e compartilhe com seus amigos.
A primeira coisa que vocês precisam entender é que há uma grande diferença entre o vômito e a regurgitação. Se o animal vomitou, você vai ver que aquele conteúdo que saiu pela boca é algo que não foi digerido, como se tivesse sido ingerido inteiro. Se você costuma dar alimentação natural ou comida caseira para o seu carro, verá que o alimento saiu inteiro, sem digestão. Isso é uma regurgitação, não é vômito.
Quando o quadro é de uma regurgitação, não há tanto risco e não é tão perigoso, não significa tantos problemas. Mas se o seu cão colocou para fora pela boca um quadro mais líquido, mais forte, ou até mesmo um pouco mais ácido e cítrico, com um aspecto mais amarelado com aquela espuma amarelada ou mesmo a carne ou o alimento que já está em processo de composição, então realmente quer dizer que foi um vômito, o que é mais sério e mais grave.
Quando você coloca o animalzinho dentro do carro, é muito comum que ele fique um pouco zonzo e acabe perdendo um pouco o senso da mobilidade, o que pode causar náusea. Se fizer pouco tempo que ele tenha se alimentado, é natural que acabe tendo realmente a regurgitação, que é um mecanismo de proteção e defesa do organismo. Quando o animal começa a se sentir debilitado, como se estivesse nauseado pela movimentação, o organismo entende que é um processo de estresse para o corpo e por isso ele coloca todo aquele alimento para fora, para que ele não perca energia fazendo a ingestão de um alimento, sendo que o seu corpo está em um momento de estresse.
É importante lembrar que a defesa do organismo faz com que ele coloque todo aquele alimento para fora, para que ele possa ficar tranquilo. Porém, o animal não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, agir com o corpo em um momento de estresse e ainda fazer a digestão de todo aquele alimento. Geralmente, o seu cão vomita por causa disso.
Se você colocar o animal no carro e sentir que ele está muito agitado com as curvas ou mesmo a velocidade do carro, é normal que ele sinta náusea. E se o animal vomita assim que entra no carro, é porque não está se sentindo bem com o ambiente. É por isso que eu recomendo que não coloquem o seu animal no peso de forma com que ele possa colocar a cabeça para fora, pois isso pode causar náusea.
Andar olhando para fora pode ser uma questão meio relativa, e pode não fazer diferença para animais que já possuem o hábito de andar dentro do carro, mas se o seu cão não está habituado, ele pode ficar desconfortável e passar mal. Por isso, se você quiser fazer o transporte do seu cachorro no seu carro, o ideal é que primeiro você o coloque dentro de uma caixa de transporte, que vai ficar fechadinha e trancadinha. Você pode passar o cinto de segurança pela caixa de transporte, fazendo com que ela fique fixa e, assim, o seu animal não terá tanta possibilidade de vomitar.
Além disso, andar com o animal preso dentro da caixa de transporte é mais seguro para ele em caso de acidente, pois a caixa de transporte pode evitar que ele se machuque. Lembre-se também que a lei do nosso código de trânsito brasileiro proíbe que o animal ande com a cabeça para fora, então, só isso já é motivo o suficiente para você pensar em uma caixa de transporte.
Espero que essas dicas ajudem você e seu pet a terem uma viagem mais tranquila. Se você gostou das nossas dicas, por favor, se inscreva no canal, compartilhe o vídeo nas suas redes sociais e ajude nosso canal a crescer. Não deixe de deixar sua pergunta nos comentários. Até o próximo vídeo!
Fonte: SEU CACHORRO VOMITA NO CARRO? DICAS PARA O SEU CÃO NÃO PASSAR MAL DURANTE A VIAGEM por Dica do Veterinário