Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para escabiose humana sarna com Sarcoptes scabiei hominis


Tratamento para Escabiose ou Sarna
Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Eu sou Cleversondev e hoje vamos falar sobre o tratamento para a escabiose, também conhecida como sarna. Convido você a se inscrever aqui no canal para participar da nossa comunidade no YouTube. Lembrando que de segunda a sexta temos vídeos novos todos os dias sobre saúde. Basta clicar no botãozinho vermelho abaixo do vídeo para se inscrever e fazer parte da nossa comunidade.
Antes de falarmos sobre o tratamento, é importante destacar algumas informações. Se você sofre com a sarna, não se preocupe, não é o fim do mundo. Cerca de 300 milhões de pessoas são afetadas por essa doença todos os anos em países tropicais, mas ela pode ocorrer em qualquer lugar do mundo, sendo muito comum no Brasil. O responsável por essa doença é o Sarcoptes scabiei hominis, um parasita minúsculo que mede de 0,3 a 0,6 mm e que causa coceira, vermelhidão e irritação na pele. É importante destacar que a sarna em humanos não é transmitida através do cachorro, mas sim de pessoa para pessoa.
O ciclo de vida desse parasita dura cerca de um mês e ocorre da seguinte forma: a fêmea copula com o macho, que morre nessa cópula, e depois penetra na pele do hospedeiro, formando túneis onde deposita seus ovos e defeca. Daí surge a coceira e a irritação na pele, já que as pupas formam uma película grossa e avermelhada na epiderme.
O diagnóstico pode ser clínico, mas o médico também pode pegar uma fita adesiva e colocá-la sobre a região da coceira para observar o parasita no microscópio.
Agora vamos falar sobre o tratamento. Antes de utilizar qualquer medicamento, é importante manter uma boa higiene, tanto pessoal como das roupas, toalhas e lençóis que você usa. Afinal, você pode ser um transmissor do parasita. Limpe tudo adequadamente com água quente e sabão, e coloque as roupas no sol para secar. Inverta as roupas durante a lavagem e passe-as a ferro, para ter certeza de que elas estão livres do parasita.
Os medicamentos mais comuns para tratar a sarna são a permetrina 5%, que é aplicada topicamente, e a ivermectina, que é ingerida. A permetrina 5% é bastante utilizada, mas pode ser irritante em algumas situações, e não é recomendada para gestantes. Alguns médicos também podem recomendar o uso de enxofre em pasta d’água ou outros medicamentos, como o benzoato de benzila e a deltametrina.
Além disso, em casos de muita coceira, é possível fazer o uso de anti-histamínicos e corticoides para aliviar a irritação na pele.
E aí pessoal, essas foram as informações sobre o tratamento para a escabiose ou sarna. Se você já sofreu ou está sofrendo com esse problema, deixe seu comentário abaixo para ajudar outras pessoas. E não esqueça de se inscrever no canal para continuar acompanhando nossos estudos sobre parasitas.
Fonte: TRATAMENTO PARA SARNA HUMANA (ESCABIOSE) – SARCOPTES SCABIEI HOMINIS – PARASITOLOGIA | INFECTOLOGIA por Facilitando a Medicina