Pular para o conteúdo

Tratamento de fratura de tornozelo com fixador externo: saiba mais


Bom dia senhores, bem-vindos ao canalmarcosleite.com. Hoje, vamos escolher uma pergunta sobre fratura de tornozelo tratada com fixador externo. Perguntado por Leonardo Martins: “Bom dia, fraturei uma lateral e posterior, posterior seria um ligamento. Nesse caso, como foi tratado?”
A gente disse que ocorreu uma fratura no maléolo lateral e posterior. A gente está se referindo à lei posterior do maléolo, que significa a região para trás da tíbia. Então, a gente diz que na região do tornozelo tem três membros, é verdade. Dois são o lateral e medial, só que a gente tem algumas situações que considera que a parte de trás da articulação do tornozelo está lá. A gente pode considerar como se fosse também um ângulo e a gente de estatura, então é bem maior. O “lar” é com fratura do chamado maleolo exterior que tem dois maléolos, o medial, que é o de dentro do tornozelo, e o lateral, que está na parte de fora do tornozelo.
Eu uso um fixador externo há dois meses. Não foi possível colocar placa nem parafusos internos por conta da minha pele. É muito bem o uso de fixadores externos para o tratamento de fraturas, é uma ótima alternativa quando o paciente não tem condição de pele. A pele está muito inchada, se o paciente eventualmente tem lesões de pele, ou seja, se eu correr um risco maior de abrir a pele para tratar a fratura, é melhor tratar sem mexer naquela pele que está machucada. Uma infecção nada. Então nesse caso, a gente usa um artifício. A gente tenta, na medida do possível, botar o pé e a perna na posição mais próxima possível da anatomia normal e colocar um fixador externo.
Quais as diferenças quando a gente usa placa e parafusos? A gente tem a oportunidade muitas vezes de fazer uma redução anatômica, ou seja, os ossos ficam absolutamente no lugar bem próximos do que eles eram no passado. Sempre que possível, em algumas situações, pedaço de fragmento, né, fica próximo do que era, mas não fica certamente o como fixador externo. Normalmente, fica próximo do que é, assim. Difícil com o fixador externo ficar absolutamente notório. É possível em alguns casos a gente consegue, mas é mais fácil ficar absolutamente reduzido com a placa e parafuso.
Porém, em algumas situações, não dá para a gente colocar a placa e parafuso. Então, o fixador externo é a melhor opção. Muitas vezes, o fixador externo é usado durante algumas semanas. E aí, a gente consegue depois colocar a placa e parafuso. Quando a gente coloca a placa e parafuso, é estável. A gente consegue mobilidade precoce, ou seja, se estiver firme o suficiente para a síntese, o paciente vai poder mexer a junta logo depois da cirurgia. Isso melhora muito o prognóstico.
O que a gente vai ter, desde que a gente tem uma fratura articular, a gente procura fazer uma redução anatômica, botar os ossos certinho no lugar e uma fixação estável e rígida, para que o paciente possa movimentar essa articulação. Por enquanto, não existem condições de pele. O fixador externo é uma ótima opção.
Se você tiver uma dúvida, uma sugestão, pode mandar uma pergunta ou postar uma pergunta para a gente no blog marcosleite.com. Algumas dessas perguntas são selecionadas para a resposta aqui no canal do YouTube.
Fonte: Tratamento com fratura de tornozelo com fixador externo por Dr Marcos Britto