Pular para o conteúdo

Tratamento de Febre: Medicamentos e Remédios eficazes

Se você verificou a temperatura do seu paciente e ela estava maior do que 37.8, é importante saber quais medicações administrar de acordo com a prescrição médica. Neste vídeo, falarei sobre os dois principais antitérmicos prescritos pelos médicos.

Os dois principais antitérmicos prescritos no ambiente hospitalar são a Dipirona Sódica e o Paracetamol. A Dipirona Sódica pode ser administrada por via intramuscular, endovenosa ou por via oral. No ambiente hospitalar, é comum encontrarmos a apresentação em ampola, que contém 500mg por ml em uma ampola de 2ml. Ou seja, no total das ampolas nos dois ml tem 1000 mg ou 1 grama. Quando prescrita por via endovenosa, deve ser diluída e nem sempre na prescrição médica tem lá o que você deve utilizar e a quantidade. Normalmente, o médico prescreve Dipirona 2 ml via endovenosa. Por via intramuscular, deve-se administrar a quantidade prescrita pelo médico, sem a necessidade de diluição. Por via oral, pode ser administrada através de comprimidos ou solução oral. É importante lembrar que, no caso dos comprimidos, o paciente deve engolir com uma pequena quantidade de água. Se o paciente estiver com sonda, o comprimido será triturado e diluído com uma pequena quantidade de água e injetado através da sonda do paciente. Já a solução oral possui uma apresentação de 500mg por ml e o médico vai prescrever em gotas, sendo a dose dessa Dipirona solução oral para adulto variando entre 30 a 40 gotas. Para crianças, é uma gota por quilo de peso.

O outro antitérmico muito prescrito no ambiente hospitalar é o Paracetamol, que se apresenta em solução oral ou comprimidos. O comprimido pode ter 500mg ou 750mg e deve ser administrado da mesma forma que a Dipirona, com a pequena quantidade de água ou, se for administrado por sonda, triturado, diluído com água e injetado. A solução oral do Paracetamol apresenta 200mg por ml e um frasco com 15ml. A dose prescrita pelo médico também varia para o paciente adulto entre 30 a 40 gotas e para criança uma outra por kg de peso.

É importante saber qual é a ação do medicamento, se o paciente não tem nenhuma alergia, os cuidados com o monitoramento da temperatura após administração para saber se a medicação fez o efeito devido, respeitar sempre o horário de administração e fazer a devida anotação de enfermagem no prontuário do paciente.

Não se esqueça de nos seguir no Instagram @Professor Emerson Max e compartilhar nossos conteúdos para levar o conhecimento e informação ao mundo.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Obrigado pela sua companhia e te aguardo no próximo vídeo. Um grande abraço e até a próxima!

Fonte: Medicamentos para FEBRE por Professor Emerson Marques