Pular para o conteúdo

Tratamento de escoliose: as melhores opções para cada faixa etária.

Classificações e tratamento da escoliose

Bem-vindos ao conteúdo do Escoliose Brasil. Nesse vídeo, você vai entender um pouco mais sobre as classificações da escoliose e quais são os melhores tratamentos para cada pessoa e para cada fase da vida.

Classificações

A escoliose é dividida de acordo com a idade de cada pessoa:

  • Escoliose infantil: quando aparece de 0 a 3 anos;
  • Escoliose juvenil: quando aparece de 3 a 9 anos;
  • Escoliose da adolescência: quando aparece de 10 a 18 anos. É a mais grave e tende a piorar nessa fase, devido ao grande estirão do crescimento e à questão hormonal;
  • Escoliose do adulto: acima de 18 anos. Quando a curvatura é de 50 graus ou mais, é preciso ter muita atenção;
  • Escoliose do idoso: acima de 65 anos. É importante ficar atento, pois a escoliose pode reaparecer devido às degenerações naturais da coluna.

Tratamento

É muito importante que a pessoa saiba qual o momento certo de iniciar o tratamento da escoliose. Durante a fase de crescimento, existem dois tratamentos:

  • Exercícios específicos para escoliose: são exercícios ativos que devem ser realizados diariamente em casa, durante 30 minutos. Esse tratamento é indicado para curvas leves e moderadas, de 10 a 25 graus;
  • Uso de coletes ortopédicos: indicados para curvas acima de 20 ou 25 graus até 50 graus.

Na adolescência, os exercícios específicos e o uso de coletes ortopédicos são os mais comuns. Já na fase adulta, os exercícios são indicados para curvas pequenas e moderadas, enquanto as curvas acima de 50 graus precisam ser avaliadas para cirurgia de fusão da coluna. Nos idosos, a equipe multiprofissional precisa avaliar a qualidade óssea, a musculatura e as degenerações para indicar o melhor tratamento.

É importante lembrar que essas são orientações baseadas na ciência, mas é fundamental contar com a orientação de um profissional qualificado, como um ortopedista especializado em escoliose ou um fisioterapeuta especializado em escoliose, para indicar o melhor tratamento para cada pessoa.

Se você gostou desse conteúdo, curta, compartilhe e envie para quem tem escoliose ou trata da doença.

Fonte: O MELHOR TRATAMENTO PARA ESCOLIOSE PARA CADA IDADE por Escoliose Brasil – Dr. Rodrigo Andrade