Pular para o conteúdo

Tratamentos para escoliose: é possível diminuir a curva?

A escoliose tem cura?

No vídeo de hoje, vamos responder a pergunta que muitas pessoas fazem: a escoliose tem cura?

A resposta é: depende. A escoliose é uma doença progressiva, onde em 80 a 90% dos casos a causa é idiopática, ou seja, não se sabe exatamente qual a sua causa. Isso significa que a curvatura da coluna vertebral vai aumentando ao longo dos anos, e se você não fizer nada para tratar, ela vai piorar.

Para ser considerado escoliose, o ângulo de Cobb (feito através de um raio-X da coluna) deve ser acima de 10 graus. Se for abaixo de 10 graus, não é considerado escoliose.

Se o grau de escoliose for baixo, entre 15 e 20 graus, e você começar a fazer o tratamento precocemente (durante a infância e início da adolescência), com exercícios específicos, é possível diminuir a curvatura até que ela fique abaixo de 10 graus. Tecnicamente, abaixo de 10 graus, você não tem mais escoliose.

No entanto, é importante lembrar que a escoliose tem um caráter progressivo, mesmo conseguindo deixar a curvatura abaixo de 10 graus, você precisará entender que o tratamento é para a vida toda. Mesmo depois que a curvatura se estabiliza (o que acontece na maioria dos casos no final da adolescência, durante o período de crescimento), você precisa entender como sua coluna está, quais são as curvaturas que tem nela e para qual lado estão essas curvaturas.

O tratamento é baseado nisso, te ensinar a se autocorrigir e se manter bem. Você deve passar por uma fase intensiva, fazendo exercícios específicos todos os dias para ensinar ao seu cérebro a posição correta que você quer que a sua coluna fique em. Se você fizer isso corretamente, a probabilidade de diminuição da curvatura é bem maior, especialmente se você começa o tratamento de forma precoce.

Para quem já passou da fase de crescimento ósseo (no caso de adultos), o tratamento é um pouco diferente. É possível melhorar as curvaturas sim com exercícios, mas dependendo do grau de curvatura, não será possível chegar a uma curva abaixo de 10 graus. O mais importante é que você mantenha sua funcionalidade e qualidade de vida, mesmo que tenha uma curvatura com mais de 10 graus.

Para isso, é importante que você entenda como sua coluna está e aplique os melhores exercícios para ela. Para mais informações, você pode assistir a todos os vídeos do meu canal no YouTube e seguir-me no Instagram.

Esperamos que este vídeo tenha esclarecido suas dúvidas. Até a próxima!

Fonte: Escoliose tem cura ou tratamento? Diminui a curva? por hifisio