Pular para o conteúdo

Tratamento de Artrite Reumatoide com Fisioterapia

Ah, o pessoal me chama Nelson Marques, fisioterapeuta mestre em ciência da saúde ambiente e hoje conversaremos sobre a artrite reumatoide, uma doença autoimune. Vamos dar uma doença inflamatória crônica sistêmica de natureza autoimune e de causa desconhecida. Ela tem a característica de acometer as articulações periféricas, estamos falando de mãos e pés, evoluindo em erosões, incapacidade do dia a dia, é de movimentar, de segurar, de fazer coisas com as mãos e até mesmo na marcha e acometimentos dessas particulares situações que mais são acometidas punhos, principalmente em 80% dos casos as articulações metacarpofalangeanas e interfalangeanas, em 90% dos casos os tornozelos e região subtalar em 80% dos casos e as coxofemorais falando de mãos em 90% dos casos.

Bom, como epidemiologia, no mundo, a Organização Mundial de Saúde relata que a prevalência é de mais ou menos 2% da população mundial. Isso acontece mais ou menos em 4 e 6 por cento da população entre 55 e 75 anos de idade. Nos Estados Unidos, é o país onde mais tem pessoas com artrite reumatoide, cerca de 3% da população. No Brasil, chegamos perto de 1% da população brasileira com esse tipo de doença, e o estado onde mais tem pessoas com esse comprometimento é o Pará. A idade que mais acontece esse problema varia entre 20 a 60 anos de idade. Comparativamente entre sexo masculino e feminino, a proporção é de três mulheres que são acometidas para apenas um homem.

Algumas perguntas têm que estar bem claras para gente. Em relação a algumas coisas, por exemplo, será que a raça tem influência nesse problema? Será que o clima tem influência? Já que é uma doença reumática, podemos pensar sobre isso.

Como é o problema inicial? Como são essas formas de início? O início é rápido e sigiloso em 70% dos casos; o quadro é agudo em 10 a 15 por cento dos casos. Infelizmente, as formas evolutivas são rápidas, remitentes, progressivas e agudas.

Agora, quantos graus de severidade?O primeiro grau é chamado de grau leve, então a artrite acomete em torno de três a seis articulações. No segundo caso, que é o caso de ar de problemas moderados, vão atingir 26 a 20 articulações. E o terceiro caso, que é o caso grave, atinge mais de 20 articulações. As deformidades acometem muito e têm uma característica até um apelido que eu gosto muito, as pessoas falam inclusive a literatura cita um pouquinho sobre isso que é a mão chamada de mão de ventania, em que o punho fica deslocado e os dedos em um sentido e os pés em martelo, que é um quadro de deformidade da articulação das mãos e as articulações dos pés.

Uma das características dessa doença é que atinge as articulações de maneira simétrica, ou seja, elas atingem os dois lados do nosso corpo. Quais são os sintomas da artrite reumatoide?Rigidez articular matinal, que tem uma duração de mais ou menos uma hora; edema de três ou mais articulações logo pela manhã; e essa ideia, mas é com esse CD, mas acontece mais em mãos, punhos e pés

Presença de nódulos subcutâneos e fator reumatoide positivo no exame de sangue. Existem erosões articulares ou mesmo periósteas com diminuição da densidade óssea nas mãos e nos punhos. Uma outra característica chamada de pannus é a hipertrofia da membrana sinovial, é isso que causa é os inchaços e de massa pé articulares e articulares.

Dentre as causas que acometem essa doença, no caso afegão, temos:

  • Fatores genéticos: isso passa a família a família é muito grande, é mais de 50% a possibilidade;
  • Anormalidades autoimunes: ou seja, a pessoa tem um problema dentro dela por um fator que baixou sua imunidade;
  • O estresse excessivo: um problema é que aconteceu no seu dia a dia muito grave diz para o problema pode ser também por uma infecção microbiana aguda ou crônica que desencadeia a doença.

Bom, como fisioterapeuta, o que nós faremos com esse paciente?

Nós faremos sua avaliação, exigindo o teste articular e muscular. Vamos fazer a perimetria de todo o corpo e nas atividades de vida diária, vamos trabalhar reeducando o paciente não só em casa, mas também no seu trabalho. É importante que caso a empresa mantenha ele e vai ter que mantê-lo por ser uma doença que pode ter características até mesmo relacionadas ao trabalho, que ele seja mudado é de setor para melhorar a autoestima e uma fonte diferencial para ele. Vamos analisar a marcha, ver o edema caso ele esteja no momento na fase aguda.

Quais são os nossos objetivos para tratar?

  • Redução do quadro álgico;
  • Redução do edema;
  • Combater as deformidades;
  • Melhorar o físico e o tônus, aumentando a amplitude de movimento;
  • Readaptar o paciente em suas funções ou atividade de vida diária.

O que nós faremos como forma de tratamento?

  • Na fase aguda, repouso para a redução do quadro de dor e redução do quadro inflamatório, no leito posicionado de forma adequada. Colocação de talas para evitar deformidades e diminuição das anonas sobrecarga articulares, por exemplo;
  • O uso de andador ou mesmo muletas na fase aguda ainda;
  • O banho de parafina utilizado em mãos e pés com o objetivo de melhorar o fluxo sanguíneo superficial e relaxar a estrutura que envolve a articulação;
  • A utilização do tem para reduzir a dor e diminuir a tensão também dos músculos e as tensões nas regiões. Ele vai liberar endorfinas;
  • O laser que diminui o processo inflamatório;
  • O calor úmido com toalhas, aumentando assim o fluxo superficial na região;
  • Utilizando o veneno da abelha o lógico se diluído. Isso é feito em farmácia de manipulação;
  • Indicaremos também a hidroterapia em água quente para diminuir a dor, facilitando assim o movimento e diminuindo os espasmos musculares.
  • A utilização da terapia tração e mobilização de Mulligan, fazendo algumas atrações articulares e alguns deslizamentos nas faixas. A reeducação funcional com exercícios funcionais é a utilização também de alguns desses passivos para melhorar a amplitude de movimento, nutrindo assim as articulações.

Bem pessoal, dentre as doenças autoimunes, essa causa compreende comprometimentos articulares e muitas deformidades. Então, hoje, os problemas que o ser humano está envolvido, o estresse, a depressão, os problemas no trabalho, os problemas familiares, podem disparar esse tipo de doença autoimune. Pessoal, podem fazer perguntas que eu logo responderei com certeza.

Fonte: FISIOTERAPIA – ARTRITE REUMATOIDE – Dr. Prof. Nelson Marques por UMA LUZ PARA FISIOTERAPIA Dr Nelson Marques