Pular para o conteúdo

Artrite Reumatoide: como afeta trabalho e exercícios físicos – Dicas de Bem Estar


Então, você está acompanhando aquela série de animais que se transformaram que a Karina fez na internet, não é mesmo? Ainda bem que tenho 36 anos. Sinto muita dor nas mãos pela manhã e elas ficam inchadas. Será que pode ser artrite? Karina vai responder com uma reportagem feita pela Carla Vilhena. Vamos ver.
Imagine acordar todos os dias com uma intensa sensação de dor. Simone sabe muito bem disso, ela sofre de artrite reumatóide, uma doença crônica que afeta cerca de 1% da população brasileira. A equipe de reportagem foi até a casa de Simone bem cedo para acompanhar todo o seu dia e ver como a dor se manifesta em todos os momentos. Com a ajuda de uma escala, eles mediram a intensidade da dor em Simone, desde bem pouca até uma dor insuportável.
A artrite reumatóide é uma doença inflamatória e um dos principais sintomas é a rigidez das articulações pela manhã. Outros sintomas incluem dor, inchaço e vermelhidão, principalmente nas mãos e nos punhos, além de um cansaço muito intenso. O marido de Simone ajuda nas tarefas de casa enquanto ela vai trabalhar, mas ainda assim, ela sente dor.
Simone é consultora de vendas e tem uma rotina agitada. À noite, em casa, sua voz até fica fraca por causa do cansaço. Ela se sente frustrada por não poder cuidar da filha e precisa contar com a ajuda do marido. Uma pesquisa inédita mostra que os brasileiros que sofrem de artrite reumatóide sentem o mesmo desgaste que Simone. Uma em cada três pessoas afirma que a doença interfere no trabalho e cerca de um terço dos pacientes ainda precisam se afastar do trabalho nos primeiros cinco anos do diagnóstico.
Priscila também sofre de artrite reumatóide. Ela era auxiliar de enfermagem, mas teve que deixar de trabalhar após o diagnóstico. Ela se sentia inútil e afastada da sociedade. Por recomendação médica, Priscila começou a fazer atividades físicas e voltou a estudar. Fazer atividades físicas e ser determinado são lições que tanto Priscila quanto Simone aprenderam.
Não se deixar dominar pela doença é fundamental. Simone nos mostrou que é possível ter uma vida produtiva mesmo com artrite reumatóide. Com ajuda médica e perseverança, é possível minimizar os sintomas e exercer uma vida normal. Não desista!
Fonte: Artrite Reumatoide, impacto para o trabalho e a pratica de atividade física – Bem Estar por Artrite Reumatoide