Pular para o conteúdo

Tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) – Parte 3


Saiba sobre o tratamento da Síndrome do Ovário Policístico (SOP)
Olá, queridos espectadores! Eu sou Laura Lúcia, ginecologista e obstetra de Foz do Iguaçu, no Paraná. Hoje trago a aguardada Parte 3 sobre a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Vou explicar tudo sobre o tratamento.
Para tornar a explicação do tratamento o mais proveitosa possível, enumerei 6 pontos claros que você precisa saber:
1. SOP é diferente de ultrassom com ovário policístico: a SOP é uma doença que tem critérios específicos que são usados para dar o diagnóstico, não apenas a presença de microcistos no ovário em uma ultrassonografia.
2. SOP tem tratamento: embora seja uma doença genética sem cura, há tratamentos disponíveis que melhoram a qualidade de vida da paciente.
3. Desconfie de médicos que afirmam ser a única pessoa que pode tratar a SOP, falam mal de outros profissionais de saúde ou desencorajam tratamentos diferentes dos dele. A medicina ainda não encontrou a cura para SOP, portanto, é importante que haja conversas e pesquisas na equipe médica para definir qual é o melhor tratamento para a paciente.
4. Para tratar a SOP é preciso uma equipe de profissionais: o ginecologista, nutricionista, educador físico, endocrinologista, dermatologista, psicólogo, etc…cada um fazendo sua parte e a paciente também fazendo a sua parte.
5. SOP traz riscos à saúde: não deixe de fazer o tratamento indicado pelo seu médico. A SOP traz vários riscos à saúde como obesidade, pressão alta, resistência à insulina, doenças metabólicas, dislipidemia, doenças cardiovasculares, infertilidade, etc.
6. Cada paciente é diferente: o tratamento da SOP é individualizado baseado na qualidade de vida de cada mulher. Os sintomas e necessidades podem variar de paciente para paciente, e por isso é necessário conversar com o médico sobre qual é a melhor opção.
Para finalizar, na Parte 4 do tema SOP, falarei sobre o tripé principal do tratamento da doença.
Espero ter descomplicado um assunto tão delicado e importante. Conte-me nos comentários se vocês gostaram e não se esqueçam de me seguir nas redes sociais para mais conteúdos sobre saúde feminina.
Fonte: SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos – Parte 3 TRATAMENTO por Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia