Pular para o conteúdo

Tratamento da escoliose em 5 passos: saiba mais


pessoal, nesse vídeo de conteúdo sobre escoliose, eu vou abordar em 5 passos o que é a escoliose e como tratá-la de forma correta.
Passo 1 – O que é escoliose?
A escoliose é uma condição da coluna que altera as três dimensões, incluindo uma inclinação lateral, uma rotação da coluna e uma diminuição da cifose e lordose.
Passo 2 – Causas da escoliose
Existem dois grupos de causas para a escoliose: idiopáticas, que não têm uma causa definida, e não idiopáticas, como pacientes neurológicos, pernas com tamanho desigual, escolioses congênitas e escolioses antálgicas.
Passo 3 – Importância da idade
A escoliose é dividida em infantil, juvenil, adolescente, adulto e degenerativa. A adolescência é a fase mais importante, pois é quando a escoliose tende a aparecer e piorar mais. Quanto mais jovem o paciente, mais chances de progressão.
Passo 4 – Gravidade
A gravidade da escoliose é dividida em leve, moderada, grave e muito grave, sendo a mais perigosa quando ocorre em crianças e adolescentes com muita fase de crescimento pela frente.
Passo 5 – Tratamento correto
Existem tratamentos específicos para cada gravidade da escoliose, sendo os exercícios específicos e comprovados cientificamente a principal opção para curvas leves a moderadas. Curvas mais severas podem requerer o uso de colete ortopédico. Somente casos graves, com alta probabilidade de progressão, requerem tratamento cirúrgico.
É importante procurar um médico qualificado e seguir um tratamento com comprovação científica para obter um bom resultado no tratamento da escoliose.
Espero que tenham gostado das informações e, se sim, deixem um like, compartilhem com quem precisa saber e sigam as nossas páginas para receber mais conteúdos baseados em evidências científicas.
Fonte: OS 5 PASSOS DO TRATAMENTO DA ESCOLIOSE por Escoliose Brasil – Dr. Rodrigo Andrade