Pular para o conteúdo

Gastroenterite aguda infantil: sintomas, tratamento e possível relação com COVID-19

Gastroenterite Infantil: Causas, Sintomas e Tratamentos

No vídeo de hoje, vamos falar sobre a gastroenterite infantil, um problema extremamente frequente que afeta muitas crianças. Em geral, a causa é viral e pode durar de sete a dez dias. É importante entender os sintomas e como tratar para garantir a saúde dos pequenos.

Causas da Gastroenterite Infantil

A gastroenterite infantil geralmente é causada por vírus intestinais, como o enterovírus. Esse quadro é caracterizado por sintomas súbitos de dor de barriga, extensão da barriga, gases, vômito, febre e diarreia, que é aquosa e frequentemente acompanhada por uma grande quantidade de fezes líquidas. A diarreia tende a durar de sete a dez dias, sendo que casos mais longos podem indicar uma gastroenterite prolongada ou até mesmo crônica.

Sintomas da Gastroenterite Infantil

Os sintomas da gastroenterite infantil incluem dor de barriga, extensão da barriga, gases, vômito, febre e diarreia aquosa. É importante ficar atento à frequência das evacuações e à consistência das fezes. Se a diarreia durar mais do que 10 a 14 dias, pode ser necessário investigar outras causas.

Tratamentos para Gastroenterite Infantil

O tratamento da gastroenterite infantil tem como principal objetivo evitar que a criança desidrate. Para isso, é preciso oferecer muita água e usar soros para a hidratação. É importante não usar remédios que cessem a diarreia, pois isso pode piorar o quadro. O tratamento inclui, também, a administração de antitérmicos, anti-alérgicos para controlar o vômito e, às vezes, probióticos ou zinco para melhorar a mucosa intestinal. Em geral, não há indicação de antibióticos. Os sintomas tendem a ser tratados com medicações que controlam as secreções intestinais e o vômito.

Exames Diagnósticos para Gastroenterite Infantil

Raramente são necessários exames laboratoriais, de imagem ou de sangue para diagnosticar a gastroenterite infantil. Em geral, a hidratação e o acompanhamento dos sintomas são suficientes para controlar o quadro. Se o médico suspeitar de alguma outra causa, esses exames podem ser indicados para confirmar ou descartar outras doenças ou condições.

Conclusão

A gastroenterite infantil é um problema comum, mas que pode ser controlado com os tratamentos adequados. É fundamental que os pais estejam atentos aos sintomas e consultem um médico caso haja dúvidas ou se o quadro persistir. Sempre que possível, mantenha a criança bem hidratada e evite medicamentos que cessem a diarreia sem orientação médica.

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal e deixar um comentário abaixo com sua opinião sobre esse assunto.

Fonte: GASTROENTERITE AGUDA INFANTIL- ENTENDA OS SINTOMAS E COMO TRATAR- PODE SER COVID? por Gastropediatra Charles Angeli