Pular para o conteúdo

Cansaço excessivo: Possível relação com problemas cardíacos?

Fadiga e cansaço: é sinônimo de doença do coração?

Olá, boa noite! Tudo bem? Sou Santo São Cauduro, cardiologista, e hoje trago uma pergunta de um paciente que me perguntou se a fadiga e o cansaço são sinônimos de doença do coração.

O cansaço e a fadiga são queixas bastante comuns no consultório. As pessoas vêm dizendo que estão com cansaço mental, cansaço físico, e até mesmo burnout. Isso é bastante comum e a gente tem que sempre pensar e investigar essa fadiga. Na maioria das vezes, ela pode estar acompanhada de falta de ar, um batimento cardíaco acelerado ou um batimento cardíaco mais lento.

Nem toda fadiga é doença do coração, então vou falar de algumas situações que a gente vê no consultório que podem causar fadiga e cansaço sem que necessariamente sejam doenças do coração.

Situações que causam cansaço

  • Anemia: os glóbulos vermelhos no sangue estão baixos, seja porque a pessoa está perdendo sangue através do sistema gastrointestinal ou porque ela está ingerindo menos quantidade de ferro através de verduras de folhas ou carne.
  • Problemas de tireoide: também causam cansaço e normalmente vêm acompanhados de outros sintomas, como perda de peso, perda de cabelo, falta de ar e dores articulares.
  • Apneia do sono: é um distúrbio do sono em que a pessoa não consegue respirar adequadamente durante a noite. O cérebro fica sem oxigênio e durante o dia a pessoa vai passar a ter sonolência, cansaço e irritabilidade. Normalmente, aqui está associada à juntos, então é importante dar uma pesquisada também pode ser uma causa de cansaço.
  • Diabetes: além de cansaço, as pessoas que têm diabetes apresentam urina em excesso, emagrecimento, dores pelo corpo e outras situações que são comuns ao diabetes.
  • Depressão: além do desânimo e da perda do interesse pelas atividades que seriam normais, as pessoas também se queixam, às vezes, de cansaço.
  • Algumas medicações utilizadas, como analgésicos, anti-alérgicos e medicações para dor do tipo opióides: essas medicações podem cursar com o cansaço.
  • Algumas medicações utilizadas para o tratamento de pressão arterial: podem dar a sensação de cansaço, além de perda da libido ou impotência em homens.
  • Doenças como enfisema, bronquite ou asma: também podem estar presentes quando a pessoa tem algum tipo de doença como lá.
  • Pessoas que já tiveram câncer e fizeram quimioterapia ou radioterapia: a quimioterapia pode fazer com que a pessoa tenha um cansaço muscular mais acentuado.

Enumerei algumas situações que são bastante comuns e podem se confundir com doenças do coração. Então, se você apresenta algum desses sintomas, se eles forem efêmeros, ou seja, há uma semana, alguns dias, tudo bem. Se começar a se prolongar mais do que o normal e você tiver uma alteração na sua rotina, no seu jeito, na sua performance, procure sempre um médico para atendê-lo e verificar o que está acontecendo.

Se você gostou do vídeo, curta, compartilhe e até a próxima. Um abraço!

Fonte
Cansaço pode ser problema do coração? por Pergunte ao Cardiologista