Pular para o conteúdo

Tratamento da Doença de Crohn

Bom dia! Doenças Inflamatórias Intestinais no Brasil

No Brasil, as doenças inflamatórias intestinais afetam 13,25 em cada 100 mil habitantes, sendo 53,83% de doença de Crohn e 46,16% de retocolite ulcerativa, segundo dados apresentados no 1º Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias em Abril de 2018 em Campinas. No mundo, essa condição atinge mais de 5 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Para falar sobre a doença de Crohn, estou com a coloproctologista e doutora em cirurgia, Diane Lima.

O que caracteriza a doença de Crohn?

Uma doença inflamatória intestinal, existe a regra política a doença de Crohn. Ela tem uma característica de ser mais profunda, ou seja, é uma inflamação no intestino, só que é uma informação mais profunda, aí ela pode acometer desde a boca até o ônibus.

Como é feito o diagnóstico da doença?

Normalmente, frequentemente através da colonoscopia. O exame de imagem, tal qual tomografia ou raio x contrastado, também é utilizado. A doença de Crohn se caracteriza exatamente por ser uma inflamação mais profunda no trato digestivo.

Existem fatores genéticos envolvidos nessa doença?

Os trabalhos mostram que sim, tem um papel genético, mas não é só o papel genético que vai fazer o desenvolvimento dessa doença.

Quais são os outros fatores de risco para o surgimento da doença?

Fatores ambientais, como muita poluição, um ambiente muito estressante e a alimentação também é muito importante. Há alimentos que são mais nocivos à saúde e acabam, na verdade, fazendo uma doença multifatorial. Isso significa que não é só uma coisa que desenvolve. Seja por uma predisposição genética, precisa que o paciente esteja envolvido em uma área de risco e também precisa que tenho relacionado algumas infecções do trato digestivo.

É mais comum em homens ou mulheres?

O perfil do paciente é meio semelhante. Afeta uma parte de pacientes jovens, então 20 e 30 anos.

Existe um estilo de vida adequado para pacientes com a doença de Crohn?

É aquele ideal que é recomendado para todos, tendo uma alimentação saudável, atividade física, sono adequado e comer devagar várias vezes ao dia. Em alguns casos específicos quando o paciente está em fase aguda, a alimentação pode ser modificada.

Os médicos estão preparados para diagnosticar a doença de Crohn?

A partir das informações já estão preparando os médicos para um diagnóstico adequado e melhores tratamentos. Antigamente, tínhamos um leque um pouco menor de tratamento e agora temos mais opções.

Quais são os tratamentos disponíveis?

O tratamento é medicamentoso, incluindo os novos medicamentos chamados biológicos. Eles agem lá no início da inflamação e ajudam a cicatrização e controlam para tirar esse paciente dos riscos.

Para mais informações sobre doença de Crohn e outros tipos de doença inflamatória intestinal, vocês podem acessar nosso portal medicina e saúde.tv.br. Tem entrevistas e todas as dicas ali para você ter acesso às informações sobre esse tipo de doença.

Até a próxima!

Fonte: Doença de Crohn: o que é e como tratar por Medicina & Saúde