Pular para o conteúdo

Transtorno de Personalidade Obsessiva Compulsiva: Causas e Tratamentos com a Dra. Maria Fernanda


O transtorno de personalidade anancástica ou obsessivo-compulsiva é um transtorno que pode ser observado em pessoas extremamente pontuais, rígidas, inflexíveis, perfeccionistas e que raramente aceitam ajuda. Esse transtorno é construído ao longo da vida da pessoa e pode afetar cerca de 2,1 a 7,9% da população, sendo mais comum em homens do que em mulheres.
Antes de entendermos as características do transtorno de personalidade anancástica, é importante lembrarmos que personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam a forma como pensamos, agimos, sentimos e nos relacionamos com as outras pessoas, e que a formação da personalidade é contínua e gradual, recebendo influência de valores, educação e cultura em que estamos inseridos.
Os transtornos de personalidade acontecem quando há sofrimento ou comprometimento no desempenho da pessoa e são caracterizados pela predominância de determinados traços de personalidade. É importante destacar que ter algumas características de personalidade não significa que a pessoa tenha um transtorno, mas sim a predominância excessiva e inflexível dessas características em diferentes áreas da vida.
O transtorno de personalidade anancástica é caracterizado por um perfeccionismo excessivo que interfere na conclusão de tarefas, uma exigência e preocupação intensa com ordem, controle, regras e formalidades, uma dedicação exagerada ao trabalho em detrimento de atividades de lazer e de relacionamento, uma rigidez e inflexibilidade quanto a assuntos de moralidade, ética e valores, uma grande dificuldade de delegar tarefas, uma teimosia e expressão do afeto limitados, e uma economicidade exagerada.
Pessoas com esse transtorno são detalhistas, organizadas e têm dificuldade em lidar com mudanças. São autocríticas e apegadas a objetos de valor sentimental, porém têm dificuldade em descartar objetos sem valor. Além disso, são controladoras e acreditam que as outras pessoas estão agindo de maneira errada, o que pode dificultar o trabalho em equipe e relações interpessoais em geral.
É possível ter esse transtorno junto com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), que se caracteriza por pensamentos intrusivos e rituais para aliviar a ansiedade. Porém, a diferença principal entre os dois transtornos é que o TOC é ego distônico, ou seja, os sintomas são considerados indesejáveis pelo paciente, enquanto no transtorno de personalidade anancástica, os traços de personalidade são estáveis, egossintonicos e aceitos pelo paciente.
É importante lembrar que, em casos de dúvida sobre algum transtorno de personalidade, é necessário buscar ajuda profissional para um diagnóstico adequado e um tratamento efetivo.
Fonte: Transtorno de Personalidade Anancástica ou Obsessiva Compulsiva | Dra. Maria Fernanda por Neurologia e Psiquiatria