Pular para o conteúdo

Toxocaríase: o que é, sintomas e tratamento


Ei pessoal do Facilitando a Medicina, tudo bem com vocês? Eu sou Clebersondelvek e estou aqui para mais uma aula sobre infectologia/parasitologia. Hoje vamos falar sobre a Toxocaríase, uma enfermidade causada pelo parasita Toxocara canis.
É importante saber que essa doença possui um grande alcance no nosso país, cerca de 40% das pessoas são infectadas ou tiveram contato com esse parasita. No entanto, a maioria dessas pessoas não apresenta sintomas, ou seja, são assintomáticas.
Nos Estados Unidos, o percentual de pessoas que tiveram contato com esse parasita é de apenas 5%. É importante entendermos também que o ser humano não faz parte do ciclo de infecção desse parasita, ou seja, ele se infecta por acidente.
O ciclo de infecção envolve o cachorro, que pode infectar outros cães por meio das fezes, e esses outros cães também podem ser infectados por meio da ingestão de alimentos e água contaminados com fezes de cachorro.
O ser humano entra no ciclo de infecção quando entra em contato com as fezes de cachorro contaminadas com o parasita, geralmente ao brincar na areia ou comer alimentos mal lavados.
Os principais sintomas causados pela Toxocaríase no ser humano são a larva migrans visceral, que pode afetar vários órgãos, principalmente o fígado e o pulmão, causando tosse, febre, formação de granulomas e dores abdominais.
Também pode causar manifestações oculares, como estrabismo, uveíte, endoftalmite e até mesmo deslocamento da retina, prejudicando a visão do paciente.
O diagnóstico é feito por meio de sorologia IgG e IgM, já que o paciente não apresenta diarreia. O tratamento pode ser feito com Albendazol e Tiabendazol.
Fonte: TOXOCARÍASE -TOXOCARA CANIS – PARASITOLOGIA | INFECTOLOGIA por Facilitando a Medicina