Pular para o conteúdo

Tipos de miomectomia: conheça as cirurgias para remover miomas.


Olá pessoal,
Nesse vídeo eu vou explicar as técnicas existentes para a realização da miomectomia, como também as vantagens e desvantagens nas diferentes formas de realização.
A miomectomia é a cirurgia indicada para retirada dos miomas uterinos, preservando o útero, quando os miomas determinam os sintomas. Existem 3 formas para se realizar a miomectomia: a cirurgia aberta, a cirurgia minimamente invasiva e a histeroscopia.
A cirurgia aberta é realizada com corte no abdome, similar ao da cesárea, e indicada quando a mulher apresenta múltiplos miomas, especialmente de grandes dimensões em números muito grandes. Essa técnica permite retirar o maior número de miomas, pois as futuras (os pontos que devemos dar) são rapidamente realizadas, fazendo com que o controle do sangramento seja rapidamente implementado.
Lembrando que a perda sanguínea é o principal fator limitante na cirurgia minimamente invasiva, pois a velocidade do controle do sangramento é mais lenta quando comparada com a cirurgia aberta. É importante nos cuidados pré-operatórios e das técnicas que minimizam o sangramento entre operatório, fato que eu já comentei em outro vídeo aqui no canal, e a cirurgia minimamente invasiva pode ser realizada por laparoscopia e mais recentemente por cirurgia robótica.
Essas cirurgias são realizadas com pequenos furinhos de 5 e 12 milímetros no abdômen, para que sejam inseridas as câmeras e as peças necessárias para a realização da cirurgia. A diferença também acontece no pós-operatório, pois nas cirurgias minimamente invasivas a recuperação é com muito menos dor e dura entre 7 e 14 dias, enquanto que em uma cirurgia aberta essa recuperação pode demorar até 40 a 45 dias.
A cirurgia minimamente invasiva é preferencial para miomectomia, e a cirurgia robótica é vantajosa em relação a laparoscopia na facilidade e na velocidade para a realização da sutura, fato muito importante nos miomectomia.
A histeroscopia é um procedimento que se retiram miomas através de uma câmera colocada através do colo uterino, ou seja, não há cortes no abdome, indicada que os miomas se localizam na camada interna do útero, seja os miomas submucosos. Sempre que o mioma está fora do mucoso, a via preferencial para sua retirada é a histeroscopia.
Mas nem todo mioma pode ser retirado por histeroscopia, seja pelo seu tamanho muito grande, seja principalmente quando a parte do mioma submucoso é pequena, ou seja, a maior parte do mioma fica localizado dentro do miométrio. Nessas situações, deve-se escolher outra forma para realizar a miomectomia, seja por cirurgia aberta ou minimamente invasiva. É possível também se realizar cirurgias combinadas, os miomas submucosos sendo retirados por histeroscopia, os demais miomas por cirurgia minimamente invasiva ou cirurgia aberta ao mesmo tempo cirúrgico.
O importante é o planejamento para se realizar a miomectomia. Essas foram algumas das explicações a respeito das vias para se realizar a miomectomia. Se você tem dúvidas, deixe nos comentários. Se você gostou do vídeo, deixe o seu like e se inscreva no canal.
Muito obrigado e até o próximo vídeo.
Fonte: Miomectomia: tipos de cirurgias por Fernando Franciolli Guastella