Pular para o conteúdo

Tipos de cólica menstrual: conheça as principais variações e sintomas.

Tipos de cólica menstrual

Você conhece os tipos de cólica menstrual e sabe o que causa essa dor? A doutora Mariana Maldonado está aqui para te contar.

Antes de mais nada, se você ainda não ativou a sua notificação, aproveite para fazer isso agora mesmo, assim você fica por dentro das novidades em primeira mão.

A dor da cólica que acontece na menstruação pode ser de dois tipos: primário ou secundário. A dor primária é a mais comum das duas e ela acontece normalmente de um a dois anos depois da menina ter a primeira menstruação. Acompanha a mulher desde cedo e acontece por conta do aumento da substância prostaglandina, produzida pelo próprio útero. É o excesso desta substância que faz com que esse útero contraia durante a menstruação com mais força ainda, provocando um aumento da dor, que pode ter intensidade variável, dependendo da sensibilidade da mulher. Essa cólica primária pode ser leve, moderada, intensa ou até incapacitante, daquelas que deixam a mulher derrubada.

Essa cólica primária não é tão importante que ela não afeta somente o útero, ela também atua em outras áreas do corpo e é por isso que muitas mulheres nesse período também sentem dores de cabeça, dores nas costas, tem diarreia, náusea e vômito. Tudo isso por conta do excesso de prostaglandina.

Uma atenção especial deve ser dada àquelas adolescentes ou aquelas mulheres jovens que têm aquela dor do tipo incapacitante, aquelas que nem conseguem ir à escola, tem que passar o dia inteiro em casa com o bolsa quente entupido de remédio. Para melhorar a dor, não dá nessas situações. Muitas amigas acham que tudo é normal, que é assim mesmo, que depois que ela tiver filho passa, que ela tem que se acostumar. Mas não, nessa tipo de caso é necessário que se faça uma investigação para afastar doenças que, apesar de não serem comuns nessa faixa etária, não dá pra dizer que são impossíveis, como por exemplo, adenomiose, miomas e pólipos uterinos.

A endometriose é uma das causas mais comuns para o outro tipo de dor menstrual, a dor secundária. Ela pode ser porque a dor nunca existiu, que é o caso daquela mulher que nunca teve cólica na vida e de repente passa a ter do nada, mesmo que não seja uma cólica incapacitante, ou então aquela mulher que tinha uma cólica leve/moderada e que de repente ficou muito pior, mês a mês ela nota uma piora progressiva e ela acaba tendo que tomar mais remédios do que o habitual para melhorar a dor. Nesse tipo de situação, não dá pra ficar achando que é normal, que você mudou seu padrão menstrual, que mudou para um pior. É importante buscar ajuda do ginecologista o quanto antes para investigar causas que possam levar essa dor secundária, como adenomiose, miomas, pólipos uterinos, entre outros.

Se você sentir algo diferente no seu corpo, corra para o ginecologista. Ele será o seu melhor aliado sempre. Não esqueça disso.

Fonte: Quais os Tipos de Cólica Menstrual? por Dra Mariana Maldonado