Pular para o conteúdo

Teste de remédio contra verme em pacientes com COVID-19.

Indústria farmacêutica testa novo remédio contra vermes em pacientes com COVID-19

Uma indústria farmacêutica vai começar nos próximos dias a testar um remédio usado contra vermes em pacientes infectados com a couve de 19. O medicamento é de baixo custo e não tem efeitos colaterais graves. Outros três países também pesquisam a medicação e nas farmácias a partir de agora é assim para quem procura Anita zoxamida, um remédio usado no tratamento de infecções provocadas por vermes.

Anita: comprimido ou xarope?

Anita só exige receita especial em duas vias em que uma fica retida na farmácia. Esta é uma mudança feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária na semana passada. A medida foi tomada por causa das pesquisas com o medicamento que começam nos próximos dias. A Anvisa quer evitar uma corrida às farmácias antes dos resultados sobre a eficácia ou não contra a COVID-19. O fabricante vai testar o Anita em 50 pacientes contaminados pelo novo coronavírus em São Paulo e no interior do estado. Metade receberá comprimidos de placebo sem o princípio ativo.

Estudos e Resultados

Estudos anteriores já mostraram que o remédio atua contra vários tipos de vírus. Ele é um antiviral de amplo espectro, quer dizer que ele age em mais de um tipo de vírus e ele é inespecífico. Ele combate em alguns vírus como o vírus respiratórios, principalmente vírus da gripe. Egito e México já começaram a testar a Nitazoxanida em pacientes da COVID-19. Os Estados Unidos devem iniciar os estudos no fim deste mês. Os pesquisadores no Brasil acreditam que os trabalhos devem levar de três a seis meses e alertam que, enquanto isso, o medicamento não deve ser usado por pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Advertências

Usar esse medicamento de forma discriminada pode ter uma toxicidade praticamente nesse caso. O problema é aquele velho inimigo: a irresponsabilidade daqueles que só pensam em levar vantagem. É importante lembrar que a automedicação pode complicar ainda mais a situação.

  • O medicamento é de baixo custo e não tem efeitos colaterais graves
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige receita especial em duas vias
  • Anita será testado em 50 pacientes contaminados pelo novo coronavírus
  • Estudos anteriores mostraram que o remédio atua contra vários tipos de vírus
  • Os pesquisadores no Brasil acreditam que os trabalhos devem levar de três a seis meses
  • O medicamento não deve ser usado por pessoas infectadas pelo novo coronavírus

Fonte
Remédio contra verme será testado em pacientes infectados com coronavírus | SBT Brasil (20/04/20) por SBT News