Pular para o conteúdo

Ivermectina: eficaz contra piolhos, mas ineficaz contra Covid-19

Ivermectina: mitos e verdades

A ivermectina é um vermífugo recomendado para tratamento de parasitas como sarna e piolho. Em 2015, os cientistas William Campbell e Satoshi Omura ganharam o Prêmio Nobel de Medicina pelo desenvolvimento dessa droga eficaz no combate a doenças como a cegueira dos rios e a elefantíase.

No entanto, em março de 2020, quando o novo coronavírus se espalhou pelo mundo, pesquisadores australianos publicaram um estudo que afirmava que a ivermectina eliminava o SARS-CoV-2 em 48 horas em estudos laboratoriais (in vitro). Porém, medicamentos que funcionam em vidro não necessariamente funcionam em seres humanos.

  • A segurança e a eficácia real da droga não foram estudadas em seres humanos;
  • A quantidade necessária para a eficácia em humanos era 17 vezes maior que a tolerada pelo organismo humano;
  • O uso indiscriminado de ivermectina pode causar hepatite medicamentosa.

Apesar disso, tanto a mídia como líderes políticos começaram a disseminar informações incompletas e cada um entendeu como bem quis. O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, defendeu com unhas e dentes o uso da ivermectina como possível cura para a COVID-19, mesmo sem comprovação científica de que a droga funcionasse contra essa doença.

Com isso, o mercado de ivermectina cresceu 857% em 2020 e começaram a surgir casos de pessoas que utilizaram o tratamento precoce que não tem comprovação científica e precisaram fazer transplantes de fígado. A Cremilda, por exemplo, tomou 3 cápsulas a cada 15 dias durante um ano e desenvolveu a colestase pelo uso excessivo de ivermectina.

Por isso, não acredite em medicamentos milagrosos, como a cloroquina, ivermectina ou qualquer outro medicamento que faça parte do chamado “kit COVID”. O que sabemos que funciona para prevenir a doença é simples: máscara, álcool gel, distanciamento físico e ventilação. A vacina é a única ferramenta que diminui o risco de desenvolver um quadro grave da doença. O resto é politicagem.

Fonte
Ivermectina: bom para piolho, ruim para covid | Recorte por Drauzio Varella