Pular para o conteúdo

Soluço: o que é, como tratar e tudo que você precisa saber


Hoje saiu uma notícia de que o presidente Jair Bolsonaro precisou procurar um serviço médico porque estava há dez dias com soluço. Mas afinal, pode alguém ficar tanto tempo assim com soluço? Quais são as causas do soluço e como tratá-lo?
É sobre isso que vamos falar no vídeo de hoje. Eu sou Gustavo Lenci Marques, médico especialista em cardiologia e clínica médica, doutor em medicina interna e professor universitário. Aqui no canal, trago temas relacionados à medicina e à ciência da saúde de uma forma simples e descomplicada, destinada tanto a quem é da área quanto a quem não é.
O soluço é um arco reflexo, ou seja, uma resposta imediata que o nosso corpo dá a uma reação. No caso do soluço, um estímulo é dado nos nervos frênico ou vago, que passa pela medula e traz como resposta a contração de alguns músculos, como o diafragma e os músculos intercostais, além do fechamento da glote. Esse fechamento acontece para prevenir a hiperventilação, que seria uma ventilação excessiva causada por essa contração intensa da musculatura.
Existem dois tipos de soluço: as crises agudas, que duram alguns minutos até 48 horas, e as crises de soluço persistente, que duram mais de 48 horas e podem estar relacionadas a outras condições, como a doença do refluxo gastroesofágico.
As crises agudas geralmente são causadas por uma distensão do estômago e do intestino que acabam irritando o nervo, sendo comum em refeições excessivas, ingestão de ar ou bebidas gasosas. Já as crises de duração mais prolongada podem estar relacionadas a outras condições mais graves, como doenças neurológicas, doenças próprias dos nervos e até mesmo algumas condições metabólicas.
Para tratar o soluço, existem algumas manobras que podem ser utilizadas, como a irritação da faringe, massagem carotídea e manobra de Valsalva, além de algumas medicações, como o baclofeno, gabapentina, metoclopramida e clorpromazina.
É importante lembrar que sempre é necessário investigar e tratar a causa de uma crise prolongada de soluço, seja ela desde uma simples doença do refluxo até condições neurológicas mais graves. Não estimulamos a auto-medicação e é sempre importante procurar um médico de confiança.
Se você gostou desse vídeo, não esqueça de deixar o like, compartilhar com quem possa se interessar e se inscrever se ainda não for inscrito. Fique à vontade para sugerir temas que possa comentar em vídeos futuros. Agradeço também a todos os membros do canal, que apoiam a continuidade desse trabalho.
Fonte: Entenda TUDO sobre Soluço, o que é e como tratar! por Gustavo Lenci Marques