Pular para o conteúdo

Sintomas da Fissura Anal: Conheça os sinais e tratamentos.


Olá meus amigos, hoje iremos falar sobre os sintomas da fissura anal. É sempre importante reforçarmos essas informações.
A fissura anal é um corte na região do ânus, que geralmente ocorre quando a pessoa está com ressecamento das fezes e estas ficam duras, ficam calibradas e ao ir ao banheiro, acaba rasgando a região. Com o tempo, isso cria um ciclo vicioso, onde a região começa a cicatrizar, abrir de novo e a machucar, fazendo com que aquela região fique doente e não cicatrize bem.
Inicialmente, quando a fissura é aguda, a pessoa pode sentir dor durante a evacuação, evacuação esta que se torna mais dura, e pode ter sangramento pelo fato da região estar machucada.
Com o tempo, a dor da fissura pode continuar mesmo após a pessoa ter evacuado. Além disso, a fissura pode ir irritando o músculo do ânus, fazendo com que ele fique cada vez mais tenso e dificultando a evacuação. Em casos mais graves, a região pode ficar muito traumatizada e formar o que chamamos de estenose do ânus, ou seja, a região fica totalmente fibrosada e não permite mais que as fezes passem.
Outro sintoma comum da fissura anal é a formação do pólipo retal, que é uma prega de pele que pode acabar sendo confundida com hemorroida. Em casos mais avançados, o pólipo pode crescer a ponto de sair pelo ânus e a pessoa pode sentir uma sensação de estar empurrando algo para dentro.
Em casos de fissura crônica, o tratamento clínico muitas vezes pode não ser suficiente e pode ser necessário tratamento cirúrgico. Por isso, é importante procurar um médico ao notar esses sintomas.
Espero ter ajudado a esclarecer sobre os sintomas da fissura anal. Lembre-se sempre de buscar orientação médica para o tratamento adequado.
Fonte: Quais são os sintomas de fissura anal? por Dr. Marcelo Werneck