Pular para o conteúdo

Síndrome nefrótica: causas, sintomas e tratamentos.


Olá pessoal! Aqui é o Nelson d’Aires e estou trazendo mais um vídeo para falar sobre os sintomas da Síndrome Nefrótica, uma doença que ainda tem muito a ser estudado pelos médicos e é um tanto misteriosa.
Então, por que ocorre o edema? Por que ocorre essa chance? Pessoas que têm a Síndrome Nefrótica, as proteínas são perdidas na urina e isso não deveria ocorrer. Os glomérulos, que são responsáveis pela filtragem do sangue no organismo, não deveriam filtrar as proteínas e não deveriam mandá-las para a urina, pois elas são fundamentais para o nosso organismo.
Entre sua importância, está justamente em controlar o líquido em nosso corpo, o líquido presente na circulação sanguínea, que não deveria passar para a pele e sim ser controlado pela falta da proteína especialmente da albumina, que tem essa função de controlar esse fluxo de líquido. Quando a albumina é perdida dessa maneira na Síndrome Nefrótica e perdida na urina, essa função dela não tem como segurar o líquido, e isso ocasiona um edema, que pode ser discreto ou pode ser generalizado, isso depende do grau de proteína que são perdidas na urina.
Essa proteína na Síndrome Nefrótica é acima de 3 mil e 500 miligramas por dia, o que é muita coisa pessoal, é muita coisa mesmo. Isso não deveria ocorrer, ocorre por uma lesão nos glomérulos, que são responsáveis pela filtragem do sangue no nosso organismo, situados nos rins mais especificamente. Então, por isso ocorre o edema.
Geralmente, os sintomas da Síndrome Nefrótica aparecem do nada, aparecem como um pequeno inchaço em volta dos olhos, tornozelos, pernas e barriga. Esse sintoma pode aparecer aos poucos ou pode aparecer da noite para o dia, tudo de uma vez, vai depender de cada organismo e do grau de lesão que tem os rins que têm esses glomérulos.
Então, vamos imaginar que os glomérulos sejam um coador, onde deveriam eliminar tudo aquilo que não é útil ao organismo, tudo aquilo que não é essencial. Só que vamos imaginar que esse coador esteja furado e ele deixa passar aquilo que é essencial, entre eles a proteína. Essas proteínas são perdidas de maneira exacerbada, elas não têm mais a função de controle sobre isso por causa dessa lesão nos glomérulos, e juntando esse inchaço, essa perda maciça de proteína, podemos dizer que a pessoa esteja com a Síndrome Nefrótica.
Muitas vezes, têm pessoas que perdem proteínas, mas não têm a Síndrome Nefrótica, porque não chegaram ao grau de perda de 3 mil e 500 miligramas por dia. Então, para ser caracterizada como Síndrome Nefrótica, tem que ser um valor igual ou superior a esse, juntamente com esses sintomas que são os edemas por todo o corpo. Quanto mais a perda da proteína, mais edema, então podemos dizer que o edema vai aumentando e vai se generalizando conforme vai passando essas pequenas proteínas.
O que costuma ocorrer sempre igual aconteceu com o meu filho foi que esses sintomas apareceram da noite para o dia. Como já disse, apareceu somente um pequeno inchaço em volta dos olhos, e nós não demos muita atenção a isso, achamos que ele poderia ter dormido de bruços. Estranhamos, mas não suspeitamos de nada. Isso aconteceu porque nunca tínhamos ouvido falar em Síndrome Nefrótica. Passou mais um dia, e estava mais inchado ainda. No terceiro dia, não estava inchado somente em volta dos olhos, o tornozelo dele também estava inchado, e um pouco antes, reclamava de dor nas pernas.
Quando levamos ao médico, na hora detectou que poderia ser a Síndrome Nefrótica, pediu os exames e foi diagnosticado que realmente se tratava da Síndrome Nefrótica. Então, antes de levá-lo ao médico, outra coisa que nós suspeitamos é que ele poderia ter sido picado por algum inseto e poderia ter inchado, mas não era nada disso. Inclusive, no caso dele, quando apareceu o inchaço, apareceu em volta dos olhos, nos tornozelos e nos pés, nem isso deu tanto desconforto, foi gradativamente aparecendo primeiro em volta dos olhos, depois nos tornozelos e nos pés. Na época, nós não demos muita importância porque a gente não conhecia os problemas renais, não conhecia a Síndrome Nefrótica, não sabia nada disso.
Então, se você não conhece essa doença e aparecerem sintomas, pode ser que seja a Síndrome Nefrótica, têm outras doenças também que deixam a pessoa inchada, mas a maneira que a proteína é perdida e isso vai falar se é ou não a Síndrome Nefrótica, tem que ser uma perda exacerbada, uma perda muito grande mesmo juntamente com esses sintomas de edema.
Mais para frente, nos próximos vídeos, vamos esclarecer melhor as causas, consequências e remédios, como é o tratamento, quais são os tipos de Síndrome Nefrótica, porque, assim, lógico, tem vários tipos, não é somente um tipo.
Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, podem estar perguntando nos comentários, e se tiverem alguma sugestão, também estamos atentos às sugestões. Um grande abraço e até a próxima!
Fonte: Os sintomas da sindrome nefrotica por Luidy’ s Blog