Pular para o conteúdo

Síndrome do Intestino Irritável: causas, sintomas e tratamento.


Bom dia! Hoje a Nutricionista Isabel Campos, do Canal Vem Com a Nutri, vai falar sobre a Síndrome do Intestino Irritável. Alguém já ouviu falar dessa síndrome? A Nutri vai explicar agora como ela funciona, seus sintomas e tratamento.
A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio gastrointestinal caracterizado por uma alteração do trânsito intestinal, mas sem qualquer causa orgânica identificável. É uma doença comum, crônica e que atinge cerca de 20 a 30% da população, afetando o intestino grosso na parte do cólon. Por isso, requer acompanhamento médico e nutricional ao longo prazo.
Os pacientes com essa síndrome podem apresentar uma grande variedade de sintomas, desde uma distensão abdominal, dores intensas, cólicas, aumento da frequência das fezes, flatulência excessiva, até uma sensação de esvaziamento gástrico após uma evacuação completa. Esses são os sintomas mais comuns que levam os pacientes a procurarem tanto os médicos quanto os nutricionistas.
Além disso, fatores psicológicos também estão completamente envolvidos e desempenham um papel importante na gênese dessa doença.
O diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável é feito com base na declaração dos sintomas apresentados pelo paciente. Porém, para afirmar o diagnóstico, é preciso verificar se há alguma alteração no exame clínico e exames laboratoriais do paciente, indicando que realmente se trata dessa síndrome.
Mas como fazer para evitar alguns desses sintomas?
Existem algumas maneiras de amenizá-los, tais como diminuir as refeições volumosas, aumentar a frequência em ingerir bastante líquido, como água, evitar alguns medicamentos que possam piorar essa sensação de aumento dos gases, evitar alguns alimentos que produzam muitos gases no nosso organismo, como os alimentos sulfurosos, a couve, a couve-flor, o brócolis, derivados de leite, a lactose e o glúten. Também é recomendado evitar bebidas alcoólicas e com cafeína, como o café e chás, enquanto se estiver sentindo esses sintomas.
Além disso, é importante que o paciente sempre anote e avalie diariamente quais os alimentos estão trazendo esse desconforto para ele, para repassar essas informações ao profissional nutricionista. Vale lembrar que a maioria dos indivíduos consegue controlar os sintomas através de modificações na dieta, estilo de vida e controle do stress. Uma orientação alimentar planejada, individual, específica e personalizada pode ajudar muito no controle dos sintomas.
O tratamento também pode ser realizado através de medicamentos prescritos somente pelo seu médico responsável.
Quer saber mais sobre a importância da alimentação na prevenção e tratamento de várias doenças? Inscreva-se no Canal Vem Com a Nutri, com Isabel Campos. Até a próxima dica!
Fonte: Sindrome do Intestino Irritável por VEM COM A NUTRI