Pular para o conteúdo

Síndrome de Cushing: conheça os sintomas, causas e tratamentos.

E aíe você sabe o que é síndrome de cushing? Se você estava e nesse vídeo aqui segue comigo até o final para saber tudo sobre essa síndrome. Antes de começar, gostaria de convidá-lo a se inscrever em nosso canal e ativar as notificações para receber vídeos sobre doenças, informações médicas de qualidade e se informar sobre sua saúde.

Então, o que é síndrome de cushing? A síndrome de cushing é aquela síndrome associada ao excesso de cortisol de corticóide no nosso organismo. Nós produzimos corticoide naturalmente no nosso dia a dia, através das glândulas adrenais que estão acima localizado acima dos rins, sobre o estímulo de hormônios produzidos na nossa hipófise, uma glândula pequena que está localizada na base do cérebro. E no entanto, algumas situações ocorrem uma desregulação nessa produção hormonal que pode ser tanto devido a alterações lá na glândula adrenal que pode começar uma produção excessiva de cortisol, como também a hipófise pode começar a produção desse hormônio que estimula adrenal a produzir cortizol, levando aí um excesso de cortisol no nosso organismo e todos os sintomas associados ao excesso desse hormônio.

E quais são esses sintomas associados ao excesso de cortisol? Ganho de peso, principalmente na região central do abdômen, tronco, pescoço e face. Os pacientes tipicamente ficam com a face arredondada, chamada de face em lua cheia, avermelhada, pode ter excesso de pelos, acne, também osteoporose, lesões traumas a mínimos traumas na pele ficam roxas, estrias roxas, largas no abdômen também está associada ao quadro do excesso de cortisol, uma fraqueza muscular e até mesmo quadros depressivos. A depressão pode estar associada a essa situação de excesso de cortisol. Nas mulheres, particularmente, alterações no ciclo menstrual também podem ser devido ao excesso de cortisol.

A causa mais comum de síndrome de cushing no nosso meio, infelizmente, é ao que a gente chama de iatrogênica, o uso de medicamentos, ou seja, uso de corticoide. Está difundido infelizmente, as pessoas conseguem comprar corticoide mesmo sem receita médica e muitas vezes é um abuso do uso dessas medicações que são utilizadas em várias áreas da Medicina, mas a principal delas é onde ocorre o principal abuso, é um efeito anti-inflamatório e analgésico. Então, aquela pessoa tem dores crônicas no braço, joelhos, outras dores, outras inflamações articulares e acabam fazendo uso em frequente do corticoide e esse uso frequente pode desencadear a síndrome de cushing nesses pacientes com todos esses sintomas que eu falei. Ganho de peso, alterações laboratoriais, como hiperglicemia, diabetes também estão associados à síndrome de cushing.

Então, sempre que você for utilizar medicamentos, você tem que estar muito atento aos efeitos colaterais e se você suspeita que possa ter aí sintomas da síndrome de cushing, tanto por abuso de alguma medicação quanto mesmo sem uso da medicação, se você acha que pode estar ganhando peso de forma excessiva, ter essa característica de deposição de gordura, principalmente no tronco e abdômen, pode ser que você tenha aí um quadro de síndrome de cushing e você precisa procurara tecnologia está para investigar adequadamente essa situação.

Existem algumas situações onde a gente tem o pseudo Kush, que é que aquela que está presente em situações como alcoolismo crônico, a pessoa que bebe por muito tempo, excesso de peso, também pode levar a manifestações clínicas da síndrome de cushing. Síndrome de ovários policísticos podem estar associados, até mesmo a depressão pode estar associada à hipersecreção do nosso próprio organismo de cortisol levando alguns sintomas da síndrome de cushing.

E se você acha que você tem essa sintomatologia, que você pode ter essa síndrome de cushing. É essencial que você busque ajuda do seu endocrinologista para investigar se de fato você tem a síndrome de cushing e o mais importante lembrar ela tem tratamento e com tratamento adequado, você pode se livrar de todos esses sintomas do excesso de cortisol se organismo. E se você gostou desse vídeo, te trouxe informações relevantes, compartilhe com alguém, se inscreva no canal.

Fonte: Você sabe o que é a Síndrome de Cushing? por Amato – Instituto de Medicina Avançada