Pular para o conteúdo

Dor na mama: saiba os possíveis motivos e se pode ser câncer


Olá pessoal! Em um número de gênero leite, eu estou aqui com o médico mastologista Maurice Lévy e hoje vamos discutir um tema muito comum que acontece nos consultórios de mastologia e ginecologia: a dor mamária, um sintoma muito frequente com a comédia muitas mulheres jovens e traz uma grande preocupação. Muitas mulheres têm dúvida respeita como conduzir isso, tem dúvidas a respeito do diagnóstico e dúvida se isso tem algum risco maior ou menor de câncer. Então, vamos fazer um bate-papo rapidinho justamente para poder esclarecer as principais dúvidas.
Desde o início, uma das grandes perguntas que tem em um consultório é se a dor mamária está associada ao câncer e se isso é frequente. Como funciona isso?
A dor mamária é um dos principais sintomas pelos quais a mulher procura hoje, né? Como um mastologista, a grande maioria das dores mamárias não são um câncer, raramente a dor mamária aparece como um sintoma do câncer. E quais seriam as principais causas associadas à dor mamária? Por que poderia causar isso?
Existem várias causas para a dor mamária. A gente vê a dor mamária em 12 principais tipos. A dor mamária cíclica é aquela dor que a mulher sente de acordo com o seu ciclo hormonal ovariano e que pode acompanhar a menstruação. Aquele período da tensão pré-menstrual e outras dores que são as não cíclicas são geralmente causadas por outros tipos de patologias e ou alguns tipos de medicamentos. Como alguns hipertensivos podem causar dor também.
A dor mamária, de uma forma geral como é que se faz um diagnóstico? Investigador paciente chega ao consultório médico, ela queixa de dor mamária. Como é feita a avaliação para saber se estão risco maior ou menor de uma possibilidade de uma patologia mais neve?
A grande maioria das vezes, a gente não precisa sim de nenhum exame de imagem ou exame laboratorial para dar o diagnóstico. A dor mamária o diagnóstico é feito na grande maioria das vezes pelo exame clínico. Então, paciente tem que realmente procurar um profissional médico pra ele poder examinar em poder dar o diagnóstico adequado. Digo que está causando aquela dor mamária naquele paciente.
E de uma forma geral, como é que seria o abordagem em relação ao tratamento? Como é que se aborda isso?
Na verdade, o tratamento vai depender da causa da dor mamária. Então, se for aquela dor mamária por conta da menstruação, a gente pode orientar. Às vezes a gente pode usar alguns tipos de anticoncepcionais, anti-inflamatórios. Existe algumas dores mamárias que são por conta da ingestão de determinados tipos de alimentos, como xantinas que têm o chocolate nos refrigerantes tipo cola. Então, às vezes, uma mudança de estilo de vida a gente pode resolver isso.
Eu reforço mais uma vez que para a gente poder tratar, a gente precisa saber qual é a teologia da dor. Se você tem alguma dúvida a respeito desse assunto e tem algum questionamento, faça um comentário, deixe seu comentário e só pergunta que a gente vai voltar novamente nesse assunto e reforçar os temas que você teve dúvidas ainda sobre esse assunto.
Fonte: Dor na mama. Pode ser câncer? por Dr. Rogério Leite Oncologia